Internas recebem certificados de capacitação profissional

12 de março de 2018 - 15:49 # # #

Ascom / Sejus - ascom.sejus@gmail.com

Cerca de 100 internas do Instituto Penal Feminino Desembargadora Auri Moura Costa serão certificadas, nesta terça (13), às 9h30, por diversos cursos de capacitação profissional e pela remição da pena pela leitura. A solenidade de certificação acontece na unidade prisional (BR 116, km 27) e contará com a presença da secretária da Justiça e Cidadania, Socorro França.

Dezoito internas receberão a identidade de artesã, documento emitido pela Central de Artesanato do Ceará (CeArt), que permite que aquela artesã tenha uma espécie de registro profissional reconhecendo o seu conhecimento sobre a técnica. Outras 36 internas serão certificadas pela qualificação profissional no projeto Criando Oportunidades, uma parceria entre a Secretaria da Justiça e Cidadania (Sejus) e a Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (STDS). Essas internas foram capacitadas em cursos de fabricação de embalagens e sabonete artesanal.

Além do reconhecimento pela capacitação profissional, outras 66 internas receberão o atestado de remição de pena pela leitura. O atestado é resultado do projeto Livro Aberto, que estimula o hábito da leitura, concedendo a redução de quatro dias da pena a cada livro lido.

A coordenadora de inclusão social do preso e do egresso, Cristiane Gadelha, destaca que essas ações reconhecem o esforço das internas em aprender coisas novas durante o período de encarceramento. “A participação das internas nos cursos de capacitação e no programa de incentivo à leitura mostra que elas buscam novos caminhos que sinalizam para um futuro diferente”, destaca