Começa mais uma etapa do I Seminário de Gestão Ambiental Compartilhada

14 de março de 2018 - 16:40 # # # # #

Demétrio Andrade - Ascom / Sema

O I Seminário de Gestão Ambiental Compartilhada para os Governos Locais (GEAC 2018) realiza a quarta etapa. Desta vez, os encontros serão com prefeitos e gestores de 32 municípios das regiões do Sertão do Crateús e dos Inhamuns. Começa nesta quarta-feira (15), na sede Coordenadoria Regional de Desenvolvimento da Educação (Crede 13), em Crateús, e quinta-feira (16), será no Hotel Belas Artes, em Quixadá.

Artur Bruno, titular da Secretaria do Meio Ambiente (Sema) afirma que chega ao sétimo e ao oitavo encontro do GEAC 2018 ou “Caravana Verde”, como ele denomina, com a mesma disposição do encontro inicial, ocorrido dia 30 de janeiro, em Fortaleza. “A ideia é fortalecer a gestão dos municípios quanto as políticas de meio ambiente”, disse.

“Estamos rodando o Ceará, é a Caravana Verde, fortalecendo a gestão ambiental nos municípios. Pela manhã temos um debate sobre o sistema municipal de meio ambiente, o fortalecimento dos órgãos ambientais locais, a criação do fundo de meio ambiente e sobre o conselho municipal do meio ambiente. A tarde, técnicos da Sema tratam de temas como resíduos sólidos, certificação ambiental, ICM ecológico e unidades de conservação.”

O I Seminário de Gestão Ambiental Compartilhada é um evento de caráter tripartite, realização do Governo do Ceará, através da Sema, Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace), Associação dos Municípios do Estado do Ceará (Aprece) e Associação das Gestões Ambientais Locais do Estado do Ceará (Agace), com o apoio do Ministério Público Estadual (MPE).

Programação

Os trabalhos começam às 8h e seguem até às 17 horas. Pela manhã, acontece o painel participativo com palestras dos representantes dos órgãos parceiros. Eles vão expor os seguintes temas: Sistema Nacional de Meio Ambiente (Sisnama), Conselho Municipal de Meio Ambiente (Comdema), Fundo Municipal do Meio Ambiente (FNMA), Comissão do Meio Ambiente na Câmara Municipal, Órgãos e Instituições Municipais Ambientais e Responsabilidade Municipal na Gestão Ambiental.

No período da tarde é a vez dos técnicos da Sema. Na pauta, o Índice de Qualidade Municipal de Meio Ambiente (IQM), o Programa Selo Município Verde, a Certificação Praia Limpa e Programa de Incentivo às Unidades de Conservação Municipais (ProUCm).

Serviço

GEAC 2018- I Seminário Regional de Gestão Ambiental Compartilhada para os Governos Locais

Quando: Dia 15/03/2018 (quarta-feira) em Crateús e dia 16/03/2018 (quinta -feira) em Quixadá.

Onde: Coordenadoria Regional de Desenvolvimento da Educação (Crede13) e Hotel Belas Artes

Confira locais e datas dos demais encontros no portal da Sema (www.sema.ce.gov.br).