Governo do Ceará e Anac acertam realização de fórum internacional de aviação na Capital

14 de março de 2018 - 17:01 # # # #

Thiago Sampaio - Repórter
Carlos Gibaja - Foto

O governador Camilo Santana recebeu na manhã desta quarta-feira (14), no Palácio da Abolição, o presidente da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), José Ricardo Botelho. Na ocasião, foi fechada a parceria para a realização, em setembro, de um fórum internacional de aviação, no Centro de Eventos do Ceará. O evento em questão é o “IWAF: ICAO World Aviation Forum”, que congrega administradores de aeroportos do mundo todo, companhias aéreas, agentes do setor, órgãos reguladores, companhias de turismo e operadores. Será a primeira vez que o fórum acontecerá fora de Montreal, no Canadá. A International Civil Aviation Organization (ICAO) é uma agência especializada das Nações Unidas na área da aviação.

Durante o encontro, foram discutidas a parceria entre a empresa alemã Fraport e o Aeroporto de Fortaleza e fortaleceram as expectativas de novos voos e oportunidades para o Ceará. Participaram também da reunião, o secretário do Desenvolvimento Econômico, Cesar Ribeiro, o secretário da Infraestrutura, Lucio Gomes; entre outros.

Novos voos

Com o hub Air France-KLM e GOL, o Aeroporto Internacional Pinto Martins, em Fortaleza, será centro de conexões aéreas internacional, com voos diretos para Paris (França) e Amsterdã (Holanda). Além dos que já existem no Ceará, serão mais 26 voos ofertados, sendo 21 da Gol diariamente e cinco do Grupo Air France-KLM por semana. Três destas viagens terão como destino Amsterdã, operados pela KLM, e dois à cidade de Paris, operados pela Joon, nova empresa da Air France.

Escolha por Fortaleza

As empresas Air France, KLM e Gol confirmaram no último dia 25 de setembro de 2017, em São Paulo, que a capital cearense foi escolhida para sediar o centro de conexões das companhias no Nordeste.
De acordo com o Grupo Air France-KLM, a escolha de Fortaleza se deu pela proximidade com a Europa e pela posição estratégica em relação às capitais do Norte e do Nordeste. O potencial de desenvolvimento da economia, do turismo e do Aeroporto Internacional Pinto Martins, também foram apontados como fundamentais para a escolha da cidade.

Fraport

Uma das maiores gerenciadoras aéreas do mundo, a empresa alemã vai operar o aeroporto pelo período de 30 anos, com a expectativa de dobrar número de passageiros que utilizam o equipamento – atualmente cerca de 6 milhões por ano.
A previsão da Fraport é investir, no mínimo, R$ 2 bilhões na ampliação e modernização do aeroporto, dos quais R$ 600 milhões serão na etapa inicial. A meta é expandir o prédio do terminal e área de pouso até dezembro de 2019.