Abertura da Festa Anual das Árvores 2018 será domingo (18), no Parque do Cocó

16 de março de 2018 - 11:27 # # #

Demétrio Andrade - Assessor de Imprensa da SEMA
085.8814.8286 -

Com o tema “Adote uma Árvore”, evento homenageará a carnaúba

O Governo do Ceará, através da Secretaria do Meio Ambiente (Sema), realiza, no período de 18 a 25 de março, a Festa Anual das Árvores (FAA) 2018, homenageando a carnaúba, árvore-símbolo do Ceará. A abertura será no Parque Estadual do Cocó, às 9h, concomitante às atividades de esporte e lazer do Projeto Viva o Parque. No momento da abertura da Campanha, serão assinados protocolos ambientais, ocorrerá a abertura da exposição do Memorial da Carnaúba e acontecerá a distribuição de mudas nativas. A FAA 2018 terá como tema “Adote uma Árvore”. O evento tem o apoio da Semace e da Cagece e ocorre simultaneamente em 110 municípios cearenses e 21 Unidades de Conservação Estaduais.

Segundo o secretário da Sema, Artur Bruno, “o desafio é tentar recuperar a cobertura vegetal do Estado, que é de somente 57%. 109 mil mudas estão sendo plantadas em todo o Estado. Nosso objetivo é que cada cidadão faça o mesmo no seu quintal”. São 36 mil na bacia do Jaguaribe, em conjunto com a Companhia Hidroelétrica do São Francisco (Chesf) e Secretaria de Recursos Hídricos (SRH); 30 mil na bacia do rio Pacoti – com recursos próprios da SEMA – e outras 43 mil nos parques do Cocó e Botânico, em parceria com a C. Rolim Engenharia e Unimed Fortaleza.

Para atender a demanda crescente de mudas nativas a Sema anunciará sua política de viveiros, com a construção de duas novas unidades, na Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab), em Redenção, e no Parque Adahil Barreto, obra de responsabilidade da Prefeitura de Fortaleza, com recursos do Banco Mundial, e que será repassado à gestão da Sema. Outros nove viveiros serão revitalizados nas cidades de Tauá, Cruz, Croatá, General Sampaio, Campos Sales, Ocara, Acopiara e Jardim, em parceria com estes municípios, e outro na sede da APA de Baturité em Pacoti, com recursos próprios da Secretaria.

Será assinado um Termo de Cooperação Técnica (TCT) entre a Sema e a Universidade Federal do Ceará (UFC) com o objetivo de subsidiar a criação e regularização de uma unidade de conservação na Fazenda Raposa, em Maracanaú, bem como o funcionamento do Banco do Germoplasma no Parque Estadual Botânico e ações de educação ambiental destinadas à capacitação de viveiristas, no Estado do Ceará. Outro TCT será assinado entre Sema, Chesf e SRH relativo à plantação de mudas no Jaguaribe.

A Fazenda Raposa é uma área de 147 hectares administrada pela UFC, localizada em Maracanaú no quilômetro. A fazenda abriga uma importante coleção de palmeiras sendo que sua coleção consiste em 17 dos 24 tipos de palmeiras existentes no mundo, possuindo o maior número de espécies do gênero Copernicia da América Latina. A ação de educação ambiental é referente às oficinas para produção de sementes germinadas que vão acontecer em 7 polos carnaubeiros. Serão duas oficinas por polo. A primeira acontece no Parque Botânico.

A carnaúba, árvore símbolo do Estado do Ceará (Decreto nº 27.413/2004), foi escolhida para ser homenageada porque está ameaçada pelos desmatamentos e pela presença da planta invasora conhecida como unha-do-diabo (Cryptostegia madagascariensis). A Exposição do Memorial da Carnaúba que ocorre no Centro de Referência do Parque do Cocó, com apoio do município de Jaguaruana, tem por objetivo divulgar toda a versatilidade desta nossa vegetação nativa.

Em parceria com os municípios cearenses, ONGs, universidades, escolas, movimentos ambientalistas e entidades privadas, a FAA 2018 é uma campanha educativa tem como objetivo conscientizar e sensibilizar a população sobre a importância das árvores para o equilíbrio da vida no planeta. Dentre as diversas atividades de educação ambiental, destacam-se as visitas e plantios de mudas de árvores nativas, oficinas educativas, palestras, seminários, audiências públicas, apresentações artístico-culturais, distribuição de material educativo, aulas de campo, trilhas e caminhadas ecológicas, concurso de frases, fotos e redação, exposições, blitz ecológica, apresentações audiovisuais, passeios de bicicleta e barco, dentre outras.

O encerramento da FAA 2018 será dia 25, no Parque Estadual Botânico (CE-090, Km 03), em Caucaia, a partir das 7h, com a já tradicional “Corrida pela Natureza”, em sua 3a edição. Na oportunidade, SEMA e CHESF assinarão TCT para plantação de 400 carnaúbas na área do próprio parque.

PROGRAMAÇÃO

Abertura Oficial da Festa Anual das Árvores 2018

Data: 18 de março

Hora: 9h

Local: Parque Estadual do Cocó

Apresentação da Banda da Prefeitura Municipal de Jaguaruana

Data: 18 de março

Hora: 9h30

Local: Parque Estadual do Cocó

Exposição Memorial da Carnaúba

Data: 18 a 25 de março

Hora: 8h às 17h

Local: Parque Estadual do Cocó – Centro de Referência

1ª Oficina de Produção de Mudas de Carnaúba para Viveiristas

Data: 23 de março

Hora: 8h às 17h

Local: Parque Estadual Botânico

Prestação de contas das primeiras 10 mil mudas de árvores plantadas no Parque do Cocó, de um total de 40 mil, pela C. Rolim Engenharia

Data: 23/03/2018

Hora: 7h30

Local: Av. Juarez Barroso, 141 (travessa da av. Sebastião de Abreu, Parque do Cocó)

 

 

Confira aqui a programação dos municípios e unidades de conservação (link)

Confira aqui a programação dos municípios e unidades de conservação

Acesse: Programação Municípios Festa da Árvore 2018

Acesse: Programação UCs Festa da Árvore 2018