População de Itarema recebe Escola de Educação Profissional e investimentos do Estado

16 de março de 2018 - 10:40 # # # # #

Weberte Lemos - Gestor de TV
Davi Pinheiro - Fotos

O governador Camilo Santana inaugurou na noite desta quinta-feira (15), em Itarema, a Escola Estadual de Educação Profissional (EEEP) Professora Rosângela Albuquerque de Couto.

O equipamento chegou na hora certa para estudantes que projetam um futuro na faculdade, segundo a estudante Kammilly Vitória, que quer fazer medicina e ter a própria clinica. “Antes de ter meu consultório, quero aprender contabilidade, curso que está sendo muito bom para mim, e com a estrutura que temos agora, está sendo um sonho”, ressaltou a estudante.

Camilo Santana, acompanhado do prefeito de Itarema, Elizeu Monteiro, comemorou a inauguração da Escola Profissionalizante de número 118. “Há 10 anos não tínhamos nenhuma Escola Profissionalizante, hoje, somos referências para o Brasil em qualidade, e em resultados positivos no Enem, afirmou o governador.

Para construir, equipar e mobiliar a unidade de ensino, foram investidos R$ 9,9 milhões, oriundos dos Governos Federal e Estadual. A EEEP de Itarema oferta quatro cursos técnicos: Eventos, Desenho de Construção Civil, Contabilidade e Redes de Computadores.

 

Estrutura da Escola

A escola tem capacidade para receber até 540 estudantes, em tempo integral, das 7 às 17 horas. No último ano, o Governo do Ceará propicia o estágio curricular obrigatório e remunerado para os alunos. Ao todo, 4,5 mil empresas são parceiras nos programas de promoção de estágio profissional com o atendimento de 15 mil estudantes.

A estrutura é composta de 12 salas de aula, auditório, biblioteca, bloco pedagógico administrativo, laboratórios específicos para os cursos técnicos oferecidos, além dos de Línguas, Informática, Ciências e Matemática. A obra foi supervisionada pelo Departamento de Arquitetura e Engenharia (DAE), órgão vinculado à Secretaria da Infraestrutura.

A rede de escolas profissionais oferta 53 cursos técnicos para 94 municípios cearenses na Capital e no Interior, com o atendimento de 50 mil jovens. A empregabilidade dos alunos dessas escolas e o ingresso nas Universidades é de 60,8% .

 

Homenageada

Rosângela Albuquerque de Couto foi uma personalidade marcante e bastante conhecida em Itarema, como lembra o diretor Rafael Lopes. Conceituou-se como educadora entre seus contemporâneos e, sobretudo, junto à juventude. Foi diretora da Escola Prefeito José Maria Monteiro, onde conquistou o título de Escola Destaque no Ensino e Formação dos Educandos, levando a instituição ao sucesso nas provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e do Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica (Spaece). Para ela, todos tinham potencial para ser desenvolvido, bastando ter boa vontade. Rosângela faleceu em 2014.

A EEEP faz parte da Coordenadoria Regional de Desenvolvimento da Educação (Crede) 3, sediada em Acaraú. A Crede é dirigida pela professora Elvira Maria Fernandes Veras. A rede estadual na região conta com 32 escolas, sendo 1 Centro de Educação de Jovens e Adultos, 4 Escolas Profissionalizantes, 1 Escola do Campo, 9 Escolas Indígenas, 2 Escola de Tempo Integral e 15 Escolas Regulares.

Investimentos

O governador também anunciou investimentos para o município de Itarema: construção da rodoviária, uma areninha, brinquedopraça e ações do Sinalize, com recuperação e sinalização de vias urbanas da cidade.

Participaram da solenidade de inauguração os deputados estaduais Robério Monteiro e Duquinha, além de prefeitos e lideranças políticas da região.