Sábado (17) é dia de programação gratuita no Theatro José de Alencar

16 de março de 2018 - 11:44 # #

Ivna Girão - Secult
(85) 98817-5149 -

Comemorando mais um mês de aniversário o Theatro José de Alencar, equipamento da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult), promove este sábado (17) mais uma edição do programa Theatro de Portas Abertas e como já é de tradição a programação é totalmente gratuita.

Iniciando a programação às 14h o Grupo de Bordados Entrelaçados se reúne no Jardim do TJA para um encontro de partilhas e transmissão de saberes das artesãs e artistas do bordado. A partir das 15h, o palhaço Xilito Palhaçada comanda as apresentações na Calçada, na programação a Cia. Lamparim de Circo e Teatro apresenta o espetáculo composto por números de música, acrobacia, ‘malabares’ e muito humor “Sertão Palhaços”, às 15h20.

A Escola de Narradores apresenta, às 16h30, “Mulheres Que Contam e Cantam” na calçada. E às 17h, no Foyer, acontece o show do “Trio Nepomuceno da UFC”, uma realização da Casa de Artes da UFC. O Trio homenageia o compositor brasileiro Alberto Nepomuceno, regente e pianista nascido em Fortaleza, considerado o pai do nacionalismo da música erudita brasileira. O Trio Nepomuceno da UFC apresentará peças do repertório dos períodos barroco e clássico e música erudita brasileira. E às 18h, o Trio apresentará a tradicional Hora do Angelus das janelas do Foyer para Calçada.

Continuando a programação, às 19h, o Palco Principal recebe o espetáculo teatral “AQUELAS – Uma dieta para caber no mundo”. A peça é uma construção colaborativa, numa criação delicada e cruel, que grita as urgências do “ser mulher” na sociedade em que vivemos. O espetáculo faz reviver Maria de Bil, santa popular de Várzea Alegre, município do Cariri cearense, assassinada no ano de 1926 pelo seu companheiro. Classificação Indicativa: 16 anos.

No Teatro Morro do Ouro, às 19h15, a peça “O Voo das Borboletas”, do Introspectus Cia. de Teatro, narra a história de três mulheres que tentam sobreviver num cenário de dor e submissão. O cenário é um cativeiro, a história é um sequestro onde ninguém sabe quem é a vítima e quem é o algoz. Classificação Indicativa: Livre. Encerrando a programação o Coletivo Paralelo, apresenta o espetáculo “Caixa em Forma de Coração” às 19h30 na Sala de Teatro Nadi Pápi Saboya. A peça busca refletir, com humor ácido e filosófico, a situação do homem atual e de seus círculos de individualidade, niilismos e conflitos pessoais.

 

Visita Guiada Gratuita

Durante toda a tarde o Theatro José de Alencar está de portas abertas para quem gostaria de conhecer a história de um dos principais teatros do país. Os horários as visitas são 14h, 15h, 16h e 17h e todo dia 17 de cada mês a entrada é gratuita.

Confira a programação completa do TJA no site: www.secult.ce.gov.br

Mais informações/entrevistas:
ASCOM SECULT Ceará- (85) 3101 – 6761
imprensasecultce@gmail.com
Ivna Girão (Secult) (85) 98817-5149
Lucas Benedecti – (85) 98824-0994
Paula Candice – (85) 98848-4987