Semana do Artesão: Governo do Ceará promove seminário sobre o Selo Ceart, em Sobral

20 de março de 2018 - 18:01 # # #

Assessoria de Imprensa do Gabinete da Primeira-Dama
deborah.vanessa@gabgov.ce.gov.br / wiarlen.ribeiro@casacivil.ce.gov.br
(85) 3254.4028 / 98957.0292 / 98878.7348
Lia de Paula - Fotos

O Governo do Ceará, por meio da Secretaria de Trabalho e Desenvolvimento Social (STDS), promove, nos dias 21 e 22 de março, o X Seminário Selo Ceart (Certificação da Autenticidade dos Produtos Artesanais e de Reconhecimento das Obras de Arte Popular Cearenses), no Centro de Treinamento de Sobral – Cetreso.

Cerca de 80 artesãos representantes de entidades artesanais e grupos produtivos de 35 municípios cearenses serão capacitados pela Central de Artesanato do Ceará (Ceart) em comemoração ao Dia do Artesão, celebrado dia 19 de março. Na ocasião, eles poderão tirar dúvidas sobre o sistema de certificação, os benefícios e como ter acesso, além de entender a importância do selo para a ampliação dos canais de comercialização.

“Entre os benefícios do Selo Ceart estão a garantia da autenticidade da produção artesanal e o reconhecimento das obras de arte popular; a consolidação dos canais de comercialização; o aumento da competitividade da produção artesanal; diferenciação dos produtos artesanais das peças elaboradas industrialmente, reconhecendo seu valor de tradição e cultura; proteção do artesanato cearense da falsificação e da concorrência desigual de produtos similares, além da promoção da confiança do consumidor facilitando a identificação do artesanato cearense”, informa a coordenadora do Programa de Desenvolvimento do Artesanato do Estado, Amanaci Diógenes.

Programa de Desenvolvimento do Artesanato do Estado do Ceará (PDA)

Atualmente, o Programa de Desenvolvimento do Artesanato do Estado do Ceará (PDA) atende artesãos, grupos de produção e entidades artesanais, em 179 municípios cearenses, totalizando quase 45 mil cadastrados. Somente em 2017, ele intermediou a comercialização de 77.968, fazendo girar um volume de R$ 2,3 milhões em vendas, que contribuíram para a sustentabilidade do setor, para a melhoria na renda e na qualidade de vida do artesão.

Conquistas

O governador Camilo Santana assegurou ao artesão cearense, em 2015, a isenção fiscal do ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços); o Selo Ceart (Certificação da Autenticidade dos Produtos Artesanais e de Reconhecimento das Obras de Arte Popular Cearenses); capacitações para aperfeiçoar o design dos produtos; além da realização de feiras locais, estaduais e nacionais. O Governo do Ceará, em dezembro de 2017, inaugurou o novo Centro de Renderias da Prainha, em Aquiraz. Atualmente, o Estado garante o funcionamento de quatro lojas da Ceart.

Serviço:

X Seminário Selo Ceart – Sobral
Local: Centro de Treinamento de Sobral – Cetreso
Endereço: Av. da Universidade, nº 870, bairro Jerônimo de Medeiros Prado
Dias: quarta-feira (21) e quinta-feira (22)
Hora: 8h às 17h