Seduc realiza eleição de diretores da rede pública estadual de ensino

21 de março de 2018 - 15:31 # # #

Julianna Sampaio e Jacqueline Cavalcante - imprensa@seduc.ce.gov.br

A Secretaria da Educação (Seduc) realiza, até 28 de março, o processo de votação para escolha dos diretores das escolas da rede pública estadual de ensino. A eleição direta e secreta junto à comunidade escolar consiste na segunda etapa do processo de escolha e indicação de gestores, iniciado em dezembro de 2017. A posse dos diretores será feita no dia 05 de abril.

Participam da eleição os candidatos integrantes do Banco Unificado de Gestores Escolares, composto a partir dos resultados da Seleção Pública e da Certificação de Gestores Escolares. Estão aptos a votar no processo eleitoral alunos, professores, servidores e pais, mães ou responsáveis pelos estudantes matriculados na escola.

A votação é secreta, com o uso de urnas manuais em cada unidade de ensino. A eleição será realizada durante um dia letivo, conforme calendário definido, no período (horário) de 9h às 21h.

Será considerado eleito como diretor o candidato escolhido pela comunidade escolar que obtiver no mínimo a metade mais um dos votos válidos. A divulgação do resultado do pleito deverá ser feita pela comissão escolar no mesmo dia de conclusão da votação. Os candidatos eleitos assumirão o cargo de diretor para um período de quatro anos.