Hospital de Saúde Mental comemora 55 anos com atividades para população

23 de março de 2018 - 18:34 #

Milena Fernandes - Assessoria de Comunicação do Hospital de Saúde Mental

As comemorações pelos 55 anos do Hospital de Saúde Mental Professor Frota Pinto (HSM), do Governo do Ceará, começaram logo cedo nesta sexta-feira, 23 de março. Diversos profissionais, entre psiquiatras, enfermeiros, psicólogos, nutricionistas, terapeutas ocupacionais, estiveram reunidos na Avenida Beira-Mar, na capital, durante toda a manhã, prestando atendimento a quem passaram pelo calçadão. “Saímos um pouco do hospital e viemos às ruas, nos aproximar ainda mais da população, conscientizando cada um sobre a importância de ficar atento aos cuidados com a saúde mental e emocional. Estamos aqui apresentando alguns dos serviços que realizamos no hospital. Isso é muito gratificante”, afirmou a diretora-geral do HSM, Magaly Ferreira Mendes.

Durante toda a manhã, foram realizados diversos serviços em uma tenda armada na Praça dos Estressados. A equipe do setor de Terapia Ocupacional aplicou testes de rasteio para ansiedade, memória e estresse. “A procura foi muito grande, houve fila para o atendimento, as pessoas demonstraram muito interesse em conversar com a gente, em buscar as informações. Ficamos felizes de poder dar essa contribuição”, disse a terapeuta ocupacional, Gabriela Garcia.

Houve ainda aferição da pressão arterial, dicas de nutrição com alimentos que auxiliam na saúde mental e rodas de conversa sobre estratégias de autocuidado em situações de luto, tensão e medo. A psicóloga do HSM, Carla Lima Simões, explicou que a adesão foi intensa e bastante positiva. “Utilizamos um dado lúdico onde o público interagiu, demonstrando que a saúde mental ainda é vista como um processo de adoecimento psíquico. Mas esta ação provocou um outro olhar: de que a saúde mental é um cuidado pessoal, uma antecipação dos processos de adoecimento. Essa ação foi provocadora de uma ação de cuidado”, ressaltou Carla.

O operador de turismo, Ricardo Soares, estava em casa quando soube que seria realizada a ação coletiva do Hospital de Saúde Mental e não perdeu tempo. “Eu vi na televisão e tratei logo de comparecer. Fiz testes de ansiedade, estresse e recebi bastante orientação nutricional. Vou ter mais cuidado com a saúde mental daqui para frente”, revelou.

A aposentada Maria Tereza Moreira, 66, quer se prevenir de doenças como mal de Alzheimer e demência, por isso decidiu realizar o teste de memória. “Eu acabei de descobrir que tenho déficit de atenção e que preciso melhorar meu foco. A indicação foi fazer meditação, atividades esportivas e a trabalhar mais a questão da concentração. Gostei muito de conversar com as terapeutas e psicólogas”, falou.

No período da tarde, as comemorações do aniversário do HSM foram realizadas no Centro de Convivência do hospital. Houve agradecimentos dos diretores, apresentação da Camerata da Unifor e um coquetel para funcionários e parceiros da instituição.