Instituto Dragão do Mar realiza palestra sobre rock e festivais

23 de março de 2018 - 16:35 # # #

Luar Maria Brandão - Assessoria de Comunicação do Dragão do Mar
(85) 3488.8625/ (85) 98970.8081

Quarta edição do Conversa de Proa, em 2018, será realizada nesta segunda-feira (26), às 19h, no Auditório do Dragão. À mesa estarão Jolson e Amaudson Ximenes (Associação Cultural Cearense do Rock e ForCaos), Alcides Burn (Festival Abril Pro Rock e Burn Records) e Ricardo Batalha (Revista Roadie Crew e Portal Rockarama)

O Instituto Dragão do Mar, através da aceleradora de projetos Porto Dragão Música, realiza mais uma edição do Conversa de Proa, nesta segunda-feira, dia 26 de março, no Auditório do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura. Em pauta, a palestra “O rock, o metal e os festivais”, que vai abordar questões sobre comunicação, mercado e o acesso de músicos e bandas aos festivais de rock brasileiros. Na ocasião, a curadoria do programa Praça do Rock também apresentará os selecionados para a programação de 2018.

A conversa se inicia às 19h e terá à mesa os convidados: Jolson Ximenes, baixista e fundador da banda Obskure, curador do ForCaos e vice-presidente da Associação Cultural Cearense do Rock (ACR); Alcides Burn, curador do Festival Abril Pro Rock e proprietário do recém-criado selo Burn Records; Ricardo Batalha, que trabalha na Revista Roadie Crew e é editor do Portal Rockarama; e Amaudson Ximenes, fundador da ACR, diretor-presidente do Sindicato dos Músicos Profissionais do Estado do Ceará, integrante dos Conselhos Municipal e Estadual de Política Cultural e produtor-executivo do ForCaos.

Durante a Conversa de Proa #4, também serão divulgadas as 24 bandas selecionadas para a programação da Praça do Rock 2018. Realizado mensalmente desde 2015 pelo Centro Dragão do Mar em parceria com a ACR, o programa tem o objetivo de fortalecer a difusão do trabalho autoral de artistas e grupos musicais cearenses de várias matizes do rock. Com demanda crescente, a curadoria da Praça do Rock optou por realizar inscrições e uma seleção para a programação deste ano, que terá agora três bandas a cada edição, em apresentações que ocorrerão de maio a dezembro deste ano. Foram mais de 160 inscritos.

Sobre os convidados

Jolson Ximenes

Bacharel em Música pela Universidade Estadual do Ceará (2001). Bacharel em Direito pela Universidade de Fortaleza (2014), tendo sua monografia de conclusão de curso tratando da liberdade de expressão artística e livre exercício profissional do músico à luz da Constituição Federal de 1988. É baixista e fundador da banda Obskure. É produtor-executivo da banda OS TRANSACIONAIS. É produtor, diretor artístico e curador do Festival ForCaos (desde 1999), capitaneado pela ACR. Foi assistente de produção na Mostra Rock/Feira da Música (2005 a 2012). Produtor Técnico/Artístico do projeto SEXTA ROCK (desde abril/2001). Curador do Festival Cuca Independente 2015. É vice-presidente da Associação Cultural Cearense do Rock (ACR) e foi 1º Secretário da instituição no período de 1998 a 2004.

Alcides Burn

É pernambucano, diretor de arte, produtor cultural, músico e curador do Festival Abril Pro Rock há 4 anos. Produziu diversos shows nacionais e internacionais na capital pernambucana como Angra, André Matos, Obituary, Destruction, Doctor Sin, Belphegor, Project 46, entre outros. Em 2015, idealizou o tributo brasileiro aos portugueses do Moonspell denominado “Em nome do medo”, com diversas bandas na cena brasileira. É proprietário do recém-criado selo Burn Records, que tem como primeiro lançamento o novo álbum da banda de death metal Decomposed God. Burn também é vocalista da banda Inner Demons Rise.

Ricardo Batalha

Paulistano, 48 anos de idade, tem uma trajetória que se confunde com a própria história do heavy metal no Brasil. Trabalha na revista Roadie Crew (Classic Rock e Heavy Metal) desde 1996 e é um dos diretores da ASE Press – Assessoria e Consultoria, empresa fundada em 1992 por seu irmão, o jornalista Frederico Batalha. Além do trabalho de consultoria e assessoria, que incluiu a empresa Brasil Music Press (2004 a 2013), vem colaborando para diversos veículos de mídia ligados ao heavy/rock desde os anos 1980. Também é um dos editores do portal Rockarama, que estreou em março de 2017.

Amaudson Ximenes

É músico, sociólogo e produtor cultural. É fundador da Associação Cultural Cearense do Rock (ACR) e diretor-presidente do Sindicato dos Músicos Profissionais do Estado do Ceará. É integrante dos Conselhos Municipal e Estadual de Política Cultural, representando a linguagem: Música. Produtor-executivo do ForCaos. Produtor e curador dos projetos Praça do Rock e Sexta Rock. Foi curador do programa Rock Cordel, de 2007 a 2015. Produtor do Palco do Rock na Feira da Música, de 2007 a 2013. Curador da Mostra Petrúcio Maia de Música (2006). Integrou o júri da Mostra de Música Petrúcio Maia em 2017. Curador e produtor do Festival Cuca Independente, nos anos de 2014 e 2015.

Porto Dragão

O projeto Porto Dragão foi lançado em agosto de 2017 pelo Instituto Dragão do Mar, com o objetivo principal de fazer circular a vasta produção artística do Ceará, em diversas linguagens, dentro do próprio estado e também nacional e internacionalmente. Segundo o presidente do Instituto Dragão do Mar, Paulo Linhares, o Porto Dragão tem o intuito de desenvolver as cadeias de setores criativos como a música, as artes visuais e o audiovisual.

Num primeiro momento, as ações do projeto se concentram na música, por ser uma das cadeias criativas de maior impacto na economia do Ceará. É o braço Porto Dragão Música, cujo objetivo geral é estimular e incrementar a produção musical cearense e a economia que se organiza em torno desse campo artístico, através da indução de investimentos públicos e também da articulação de parcerias privadas.

“O Porto Dragão Música vai ofertar um conjunto de serviços de conhecimentos diversos e complementares, além de processos de capacitação e tecnologias para artistas, produtores, empreendedores, cooperativas, associações e empresas que atuam no campo musical. É uma verdadeira agência de desenvolvimento que vai proporcionar o apoio necessário para a transformação e promoção destas iniciativas”, define Linhares.

Serviço

Conversa de Proa #4 – O rock, o metal e os festivais
Quando: dia 26 de março de 2018 (segunda-feira)
Hora: 19h
Onde: Auditório do Centro Dragão do Mar (Rua Dragão do Mar, 81 – Praia de Iracema)
Acesso gratuito