Vice-governadora participa de seminário para debater políticas públicas inovadoras para cidades

23 de março de 2018 - 16:57 # # #

Giuliano Vandson / Rodrigo Barros - Ascom / Gabinete da Vice-governadoria
Queiroz Netto - Fotos

A vice-governadora Izolda Cela participou da abertura do Seminário Internacional de Políticas Públicas Inovadoras para Cidades, realizado no Centro de Eventos do Ceará, a partir desta quinta-feira (22). Ao longo dos três dias de evento, gestores municipais de Fortaleza e de outras capitais do Nordeste vão compartilhar desafios de projetos de sucesso que transformaram cidades.

“É de extrema importância o repensar da cidade. Temos que realizar eventos como esse para buscar solucionar os problemas que são inerentes das grandes metrópoles. São problemas globais e temos que buscar alternativas, tanto nos bons exemplos e nas melhores práticas de cidades brasileiras, como exemplos de sucesso em todo o mundo”, afirmou Izolda Cela.

Na abertura do evento, o prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio, o prefeito do Recife (PE), Geraldo Júlio, debateram sobre o uso de novas ideias e investimentos nas duas capitais. A jornalista Christiane Pelajo fez a mediação.

“A 2ª edição está gerando muita expectativa para a nossa equipe da Prefeitura de Fortaleza. É uma oportunidade de compartilharmos experiências, principalmente trazer exemplos práticos de sucesso, ideias viáveis que mudaram atitudes simples e trazê-las como soluções práticas para a nossa cidade. Serão três dias muito úteis e esperamos que, além da própria Prefeitura, as universidades, os movimentos sociais e os empresários que farão parte deste encontro, possam coletivamente pensar e saber o que podemos fazer de inovador nestes três anos da gestão. Como sequência deste seminário, fica a possibilidade de acessar recursos técnicos e financeiros para ajudar Fortaleza”, explicou Roberto Cláudio.

Agenda 2030

O Seminário organizado pela Prefeitura de Fortaleza, por meio da Coordenadoria de Relações Internacionais e Federativas de Fortaleza (Cerif), é o primeiro evento da Prefeitura vinculado aos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas.

Os ODS fazem parte da nova Agenda de Desenvolvimento Sustentável da ONU, a Agenda 2030, que dá continuidade aos oito Objetivos do Milênio, estabelecidos no ano 2000 e vigentes até 2015.

São 169 metas que devem orientar nossos trabalhos nos próximos doze anos, envolvendo temáticas como saúde, educação, igualdade de gênero, meio ambiente, segurança, redução das desigualdades, erradicação da pobreza, energia, água e saneamento, padrões sustentáveis de produção e de consumo, crescimento econômico inclusivo, governança, infraestrutura e industrialização.

Programação

Nesta sexta-feira (23/03) e sábado (24/03), o Seminário vai contar com a participação de gestores com projetos de sucesso. É o caso da Connie Chung, mestre em Planejamento Urbano pelo Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), que participou da operação que resultou no High Line Park, em Nova York; Robert Cevero, Professor PhD da Universidade da Califórnia, em Berkeley, que atua na área de Planejamento de Transportes Sustentáveis; e do engenheiro israelense Omer Gleser, que trabalhou na organização da segurança dos Jogos Olímpicos Rio-2016, Londres-2012, Atenas-2004 e Barcelona-1992.

O evento conta com a participação de representantes e especialistas do Banco Mundial, do Banco de Desenvolvimento da América Latina (CAF), do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), dentre outros participantes.

Responsabilidade ambiental

O Seminário segue uma política de responsabilidade ambiental, com ações de neutralização de carbono, além da utilização de copos ecológicos, papeis recicláveis e ecobags. Durante os três dias, as emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE) geradas pelo próprio evento será monitorada, resultando em um inventário de emissões, que será compensado com o plantio de árvores nos projetos de arborização urbana desenvolvidos pelo município, por meio da Autarquia de Urbanismo e Paisagismo de Fortaleza (Urbfor).