Doe sangue no feriado da Semana Santa

28 de março de 2018 - 17:26 # # # #

Natássya Cybelly - asscom@hemoce.ce.gov.br
(85) 3101.2308

O feriado de Páscoa é mais uma oportunidade para os voluntários doarem sangue nas unidades de coleta do Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará (Hemoce), da rede pública do Governo do Ceará. A sede do Hemoce em Fortaleza funcionará na quinta-feira, 29, e sábado, 31. Já o posto de coleta no IJF atenderá todos os dias, coletando sangue e realizando cadastro para doação de medula óssea.

Nesta quinta-feira, 29, em Fortaleza, o Hemoce atenderá os doadores de sangue em horário especial, das 7h30 às 13 horas. No sábado, 31, as doações de sangue poderão ser realizadas no horário de 8 às 16 horas. Na sexta-feira, 30, e no domingo, 1º de abril, não haverá atendimento na sede do Hemoce. Já o Posto de Coleta no IJF atenderá os voluntários durante todo o feriado da Semana Santa: das 7h30 às 18h30 na quinta-feira e das 13 às 17h30 na sexta, sábado e domingo. Quem estiver no interior do estado a opção é doar nos hemocentros regionais. Confira abaixo os horários e locais de funcionamento.

O Hemoce é responsável para atender a demanda transfusional de pacientes em mais de 450 unidades de saúde do Ceará. De acordo com diretor técnico de hemoterapia do Hemoce, Franklin Santos, a solidariedade da população cearense é fundamental para o serviço, já que existe nenhuma medicação ou tratamento para substituir o sangue. “É através do voluntariado com as doações que a gente, todos os dias, ajuda a salvar vidas de quem precisa de uma transfusão de sangue e, graças à solidariedade, nós conseguimos manter o atendimento tranquilo e seguro”, ressalta.

O que é necessário para doar sangue

Para ser um doador de sangue, é necessário estar saudável, bem alimentado, ter entre 16 e 69 anos e mais de 50 kg. Os menores de idade devem apresentar o termo de consentimento assinado pelos pais ou responsável legal e anexar a cópia de documento oficial com foto do representante legal. O termo de consentimento está disponível no site www.hemoce.ce.gov.br. Todos os tipos sanguíneos são necessários, mas em especial os tipos O positivo e negativo e A positivo, pois são os mais comuns na população cearense.