SPD firma parceria com o Programa Mais Infância Ceará

28 de março de 2018 - 14:23 # #

Fernando Brito - Assessor de Comunicação da Secretaria Especial de Políticas sobre Drogas (SPD)
(85) 3238.5090 / 99910.3443 - comunicacao@spd.ce.gov.br / fernando.brito@spd.ce.gov.br

Acordo viabilizará implementação do Projeto Prevenção em Família

Reunião entre o secretário Especial de Políticas sobre Drogas, Will Almeida; e a primeira dama do Estado, Onélia Leite de Santana, realizada na tarde da terça-feira, 28, marcou o início de parceria que deverá viabilizar uma importante ação no âmbito da prevenção às drogas no Ceará. Trata-se do Projeto Prevenção em Família, voltado ao fortalecimento do vínculo familiar, habilidades de vida e hábitos saudáveis.

Idealizada por técnicas da Secretaria Especial de Políticas sobre Drogas (SPD), a iniciativa qualificará profissionais que atuam com as famílias beneficiadas pelo Programa Mais Infância Ceará para que desenvolvam oficinas de prevenção junto a esse público.

As oficinas de prevenção ocorrerão em 50 municípios cearenses que apresentam maior número de famílias em situação de extrema pobreza infantil contempladas com o Programa Mais Infância Ceará. Serão, ao todo, 10 encontros, com duração de uma hora cada um.

As sessões acontecerão com o suporte de atividades de leitura e lúdicas, apresentação de músicas e vídeos, buscando direcionar às situações comuns do cotidiano familiar. Baseados nas situações abordadas, os facilitadores conduzirão a discussão com os participantes.

A SPD ficará responsável pela capacitação de profissionais de Saúde, Educação e Assistência Social nas diversas localidades, com abordagens na prevenção às drogas. A ideia é que a capacitação seja iniciada a partir do mês de abril próximo.

Durante o encontro com a primeira dama Onélia Leite Santana, o secretário Will Almeida ressaltou a importância do Projeto Prevenção em Família. Segundo o gestor, o objetivo da parceria é proporcionar ações voltadas ao fortalecimento de vínculos familiares, escolares e comunitários, buscando o desenvolvimento seguro e saudável das crianças e seus familiares, contribuindo na prevenção de problemas relacionados ao uso de drogas lícitas e ilícitas.

Ainda de acordo com o secretário Will Almeida, o Programa Prevenção em Família deverá atender, em sua primeira edição, cerca de 10 mil pessoas no Ceará atendidas em 108 equipamentos de assistência ou de apoio à família em 50 municípios.

A primeira dama elogiou a iniciativa da SPD e demonstrou interesse em realizar a parceria. Onélia Leite de Santana também propôs a participação da SPD no Comitê Consultivo Intersetorial das Políticas de Desenvolvimento Infantil (CPDI).

A apresentação do programa à primeira dama contou, ainda, com a presença da assessora técnica do Programa Mais Infância Ceará, Dagmar Soares; das coordenadoras de Interlocução Interinstitucional da SPD e do Centro de Referência sobre Drogas da SPD, Lidiane Rebouças e Magda Coelho, respectivamente; além da responsável pelo Projeto Prevenção em Família, Natália Alexandre.