Músicos cearenses participam de roda de conversa e lançamento de livro no Porto Iracema das Artes

3 de abril de 2018 - 11:07 # # #

Raphaelle Batista - Assessoria de comunicação do Porto Iracema das Artes
85 3219.5865 / 3219.5842 -

Fausto Nilo, Isaac Cândido, Mona Gadelha e Apa Silvino são os convidados do pesquisador e escritor Ruy Godinho, que na ocasião apresentará a série de livros “Então, foi assim? – Os bastidores da criação musica brasileira”

Na próxima quarta-feira, 4, o Porto Iracema das Artes recebe os cantores e compositores cearenses Fausto Nilo, Isaac Cândido, Mona Gadelha e Apá Silvino para a roda de conversa “Processos Criativos da Música Brasileira”, à convite do pesquisador e escritor Ruy Godinho. Ele vem lançar a coleção de livros “Então, foi assim? – Os bastidores da criação musical brasileira” e reunirá os artistas para compartilhar seus processos criativos. O evento será no auditório da escola, a partir das 19h, com entrada gratuita.

Os livros da coleção “Então, foi assim? – Os bastidores da criação musical brasileira” são o resultado de uma extensa pesquisa realizada desde 1997. Naquele momento, o escritor produzia o quadro “A origem da música”, no extinto programa Estação Brasil, veiculado na Rádio Cultura de Brasília. No quadro, compositores de todo o Brasil desvendavam histórias acerca da concepção de suas músicas de sucesso.

A série de livros faz um resgate primoroso dos bastidores sobre a origem de músicas do cancioneiro brasileiro, com contextualização etimológica; fatos da trajetória dos autores e intérpretes e, ainda, detalhes de discografia dos artistas. Os compositores cearenses convidados vão partilhar um pouco sobre suas trajetórias e seus processos de criação na música.

Após o debate, Ruy Godinho autografará os livros, que estarão à venda por R$ 40.

 

Os convidados

Além de serem cearenses, os cantores-compositores que participarão da roda de conversa têm em comum o fato de terem concedido entrevistas sobre seu processo de criação para Ruy.

O também arquiteto e poeta Fausto Nilo é um dos compositores mais gravados do País, surgido no cenário nacional nos anos 1970, década de ouro de letristas da MPB. Também é conhecido por ter integrado a primeira geração do Pessoal do Ceará.

Isaac Cândido é cantor-compositor surgido nos anos 1990, tendo desenvolvido também carreira de produtor. Entre seus parceiros está a grande compositora e musicista Simone Guimarães.

Apá Silvino é reconhecidamente uma intérprete cearense que também ganhou notoriedade na cena nos anos 1990. Requisitada professora de canto e regente de corais, seu disco solo mais recente traz composições suas.

Mona Gadelha é cantora, compositora, jornalista e produtora cearense. Em sua carreira na música, já lançou sete CDs e criou seu próprio selo e produtora, a Brazilbizz. É coordenadora do Laboratório de Música do Porto Iracema das Artes.

 

Sobre a escola

O Porto Iracema das Artes é uma escola de criação e formação em artes do Governo do Estado do Ceará/ Secretaria da Cultura, sob a gestão do Instituto Dragão do Mar (IDM). Criada em 29 de agosto de 2013, desenvolve processos formativos nas áreas de Música, Dança, Artes Visuais, Cinema e Teatro, com a oferta de cursos básicos e técnicos, além de Laboratórios de Criação. Todas as ações oferecidas são gratuitas.

 

Serviço

O que: Roda de Conversa “Processos Criativos da Música Brasileira” e lançamento da coleção “Então, foi assim? – Os bastidores da criação musical brasileira”, de Ruy Godinho

Com Ruy Godinho, Fausto Nilo, Isaac Cândido, Mona Gadelha e Apá Silvino

Preço do livro: R$ 40

Quando: Próxima quarta-feira, 4 de abril, às 19h

Onde: Auditório do Porto (Rua Dragão do Mar, 160 – Praia de Iracema)

 

GRATUITO