Atividade no Parque Estadual do Cocó celebra Dia Mundial da Saúde

6 de abril de 2018 - 11:25 # # # #

Cristiane Bonfim/ Marcus Sá / Helga Rackel - Assessoria de Comunicação da Secretaria da Saúde

A Secretaria da Saúde do Ceará encerra neste domingo, 8, a programação do #SaúdeParaTodos, a semana de atividades que marca no Estado as comemorações do Dia Mundial da Saúde, 7 de abril, este ano com o tema “Saúde universal: para todos, em todos os lugares”. Atividades de promoção da saúde acontecerão no Parque Estadual do Cocó, das 8 às 12 horas, com aula de zumba, alongamento, orientação e avaliação nutricional, verificação de pressão arterial, medição do Índice de Massa Corpórea (IMC), entre outras.

O Parque Estadual do Cocó sedia também no domingo a comemoração ao Dia Internacional do Esporte para o Desenvolvimento e pela Paz (6 de abril), com o objetivo de democratizar a atividade física e o lazer. Em comemoração pela data, a Rede Esporte pela Mudança Social (REMS) promoverá a segunda edição do evento “Esporte na Rua”, que deve contar com 200 crianças que fazem atividades esportivas.

#SaúdeParaTodos

Conforme a Organização Mundial de Saúde (OMS), saúde universal é garantir que todas as pessoas e comunidades tenham acesso aos serviços de saúde sem qualquer tipo de discriminação. Abrange toda a gama de serviços de saúde, incluindo promoção da saúde, prevenção de doenças, tratamento, reabilitação e cuidados paliativos, que devem ser de qualidade, integrais, seguros, eficazes e acessíveis a todos.

Como expressão da saúde para todos no século XXI, a saúde universal exige o envolvimento de todos os setores da sociedade para combater a pobreza, a injustiça social, as lacunas educacionais e as condições de vida precárias, entre outros fatores que influenciam a saúde das pessoas. O principal objetivo do Dia Mundial da Saúde de 2018 é aumentar a conscientização sobre a necessidade de cobertura e acesso à saúde universal e os benefícios que isso pode trazer.

Ao longo desta semana, 27 municípios cearenses foram mobilizados pelas Coordenadorias Regionais de Saúde para realizar ações de promoção da saúde, como atividade física, dicas de alimentação saudável e verificação d epressão arterial e glicemia. Na manhã desta sexta-feira, dia 6, os trabalhadores da Secretaria da Saúde também participam de evento com esse objetivo.

Esporte e Saúde

A iniciativa de aliar atividade física e saúde é uma forma de alertar a população para a necessidade de cada cidadão se sentir também responsável pelos próprios cuidados. O Ceará constrói no momento um novo modelo de saúde voltado para uma visão sistêmica, que prioriza também a prevenção e promoção.

“Na semana em que se comemora o Dia Mundial da Saúde, que tem como tema Saúde para Todos, é importante para a gente refletir e compreender exatamente o que quer dizer o conceito de saúde. Quando a gente traz o tema Saúde para Todos, falamos dos mecanismos que preservam o estado saudável e que previnem o adoecimento”, avalia o secretário da Saúde do Ceará, Henrique Javi.

No Estado, um trabalho de organização e gestão está em desenvolvimento para atender a essa mudança. A Secretaria da Saúde do Estado (Sesa) está elaborando a segunda fase do Programa de Expansão e Melhoria da Assistência Especializada à Saúde do Estado do Ceará, o Proexmaes II, que será objeto de contrato de financiamento pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), em execução a partir deste ano. Estão em preparação dez projetos estratégicos que integrarão o Proexmaes II.

Com mais acesso à informação e com o avanço da educação em saúde, o Ceará poderá contar com cidadãos mais predispostos a participar das decisões relacionadas à sua saúde e com maiores níveis de responsabilidade quanto ao seu processo pessoal de cuidados. As mudanças precisam adequar o sistema de saúde às necessidades da população, que está envelhecendo mais e sendo mais acometida por condições crônicas (como diabetes e hipertensão arterial).

Serviço:

Atividades de promoção da saúde
Dia: 8 de abril de 2018
Horário: 8 às 12 horas
Local: Parque Estadual do Cocó, Avenida Padre Antônio Tomás, s/n, Cocó, Fortaleza