Comemoração do Dia da Saúde estimula cuidar do corpo e da mente

9 de abril de 2018 - 16:58 # # # #

Cristiane Bonfim/ Marcus Sá / Helga Rackel - Assessoria de Comunicação da Sesa
(85) 3101.5221 / 3101.5220
Ariel Gomes - Fotos

Após uma semana de ações realizadas no interior e em Fortaleza com o objetivo de promover a saúde no Ceará, o Parque Estadual do Cocó foi o espaço que recebeu neste domingo (8) o evento de encerramento do Dia Mundial da Saúde. Além das atividades que já são realizadas semanalmente pelo projeto Viva o Parque, da Secretaria de Meio Ambiente do Governo do Ceará, a Sesa contou com uma tenda na qual realizou aula de zumba, orientação nutricional, aferição de pressão, avaliação sobre memória, estresse e ansiedade, cálculo de Índice de Massa Corporal (IMC) e dicas para combater o Aedes aegypti. Os titulares das secretarias da Saúde do Ceará, Henrique Javi, e do Meio Ambiente, Artur Bruno, participaram do evento #SaúdeParaTodos.

“Aqui o convívio entre as pessoas já estimula uma melhor saúde mental. Temos pessoas trabalhando a alimentação saudável, ações que previvem a maior parte das nossas doenças. A gente mostra que é preciso ter atenção para um estilo de vida mais saudável, cuidando da alimentação e praticando atividade física”, disse o secretário da Saúde.

A Residência Integrada em Saúde da Escola de Saúde Pública do Ceará (Ris-ESP-CE) também convidou residentes para realizar atividades no local mostrando que a arte pode colaborar nas ações de debate sobre o Sistema Único de Saúde (SUS). Profissionais do Hospital de Saúde Mental Doutor Frota Pinto, da rede do Governo do Ceará, das Coordenadorias de Políticas e Atenção à Saúde, Promoção e Proteção à Saúde e de Gestão do. Trabalho e Educação em Saúde da Secretaria da Saúde do Ceará participaram das atividades ao longo de toda a manhã.

O psicólogo e residente da RIS, Aélio Almeida, destacou a relevância de eventos como o que foi realizado no domingo. “Acho muito importante porque aproxima mais as pessoas e mostra que saúde é algo mais amplo, que não envolve só consulta. Desperta o diálogo sobre saúde de uma forma mais vivencial do que discursiva”, disse.

#Saúdeparatodos

No Parque Estadual do Cocó, a ação da Secretaria da Saúde do Ceará atraiu pessoas como a aposentada Gláucia Bonfim, que pratica exercícios físicos seis ou sete vezes por semana. Aos 69 anos, ela não tem qualquer doença crônica e costuma frequentar o espaço com os familiares aos domingos. “Esse projeto (Viva o parque) é muito bom para a comunidade e falar de saúde também”, disse Gláucia, que mediu a pressão arterial e recebeu orientação nutricional. “Eu remo, faço musculação e caminhada. Faço porque gosto e porque me sinto bem. Mente são em corpo são”, explica.

A cada domingo o Parque Estadual do Cocó, em Fortaleza, recebe cerca de dois mil visitantes que se integram às atividades físicas como zumba, yoga e arvorismo. O encarregado de transporte Júlio Flávio, 43 anos, quer ampliar a frequência com que realiza atividades físicas, já que só tem conseguido se exercitar aos finais de semana. Se alimentar de forma mais saudável é outra preocupação do pai do Flávio Alessandro, 10 anos, que pratica basquete. “É muito bom uma iniciativa assim”, disse ele, que estava acompanhado do filho.

Paula Nóbrega, que mora em Fortaleza há apenas dois meses, levou a família para um passeio e elogiou a iniciativa de mostrar para a população o ciclo evolutivo do Aedes aegypti. “Com certeza é importante para sabermos como identificar o mosquito e para tentar evitar essas doenças causadas por ele”, avaliou. Gabriel Nóbrega, 10 anos, filho mais velho dela, foi umas das crianças que usaram o microscópio levado ao parque para identificar melhor as características do Aedes.

O Parque Estadual do Cocó sediou também neste domingo a comemoração ao Dia Internacional do Esporte para o Desenvolvimento e pela Paz (6 de abril), com o objetivo de democratizar a atividade física e o lazer. A ação foi realizada pela Rede Esporte pela Mudança Social, que promoveu a segunda edição do evento “Esporte na Rua”, que contou com cerca de 200 crianças que fazem atividades esportivas.