Jovens indígenas cearenses fazem exposição no Porto Iracema das Artes

9 de abril de 2018 - 17:15 # # # #

Raphaelle Batista - Assessoria de comunicação do Porto Iracema das Artes
(85) 99700-1050 / 98156-6472 / 3219.5865 / 3219.5842

A Exposição da Juventude Indígena traz a recente produção fotográfica de jovens de seis etnias do Estado

De 11 de abril a 11 de maio, a Galeria Leonilson, no Porto Iracema das Artes, recebe a Exposição da Juventude Indígena, sob a curadoria do fotógrafo Iago Barreto, ex-aluno da Escola. A mostra reúne imagens produzidas por jovens dos povos Tapeba, Tremembé, Jenipapo Kanindé, Tabajara, Kanindé, Pitaguary.

A programação de abertura da exposição, na próxima quarta-feira (11), inicia às 14h, no auditório do Porto, com uma fala de lideranças indígenas representadas pela Comissão de Juventude Indígena do Ceará (Cojice), que tem pautado comunicação e arte em suas aldeias. Participarão, também, parceiros do movimento indígena como a Associação Para o Desenvolvimento Local Co-Produzido (Adelco) e Iago Barreto. Logo após, o povo Tapeba realiza uma manifestação cultural com Dança Guerreira, no Hall do café, às 15h. A partir das 16h as obras poderão ser conferidas pelo público na Galeria.

A exposição traz uma seleção de cerca de 30 obras feitas por 17 fotógrafos e dois coletivos indígenas. As imagens mostram a diversidade do olhar dos jovens que, por meio do acesso aos equipamentos digitais, puderam explorar o cotidiano das aldeias, os eventos, retratar seus familiares e amigos a partir de suas próprias perspectivas. “Dou aula de fotografia há quatro anos nas etnias indígenas e acho importante que eles tenham autonomia de imagem. Muita gente vai, fotografa e essas imagens nunca voltam, eles nunca têm acesso”, destaca o Iago, curador da exposição, fotógrafo e educador artístico.

Segundo o também fotógrafo e educador artístico, a mostra é mais uma ferramenta na luta dos 14 povos indígenas do Ceará por afirmação da identidade. “Poder se fotografar, se filmar, é uma força poderosíssima, porque cria independência da própria imagem. Os povos indígenas começam a refletir como querem se mostrar e utilizar as mídias”, diz Iago.

Esta é a primeira exposição no Estado a reunir fotos feitas pelos próprios jovens indígenas de diversas etnias. A mostra ficará aberta ao público na Galeria Leonilson, antiga sala A1 do Porto, adaptada especialmente para abrigar mostras de artes visuais. A escolha do nome para o espaço é uma homenagem a José Leonilson Bezerra Dias (1957-1993), artista cearense que atuou como pintor, desenhista e escultor, cujo trabalho se tornou referência na arte contemporânea brasileira.

A mostra é uma realização de Iago Barreto Soares, da Associação de desenvolvimento local Co-Produzido (Adelco) e da Cojice – Comissão de Juventude Indígena do Ceará, em parceria com o Porto Iracema das Artes.

Sobre a escola

O Porto Iracema das Artes é uma escola de criação e formação em artes do Governo do Estado do Ceará/ Secretaria da Cultura, sob a gestão do Instituto Dragão do Mar (IDM). Criada em 29 de agosto de 2013, desenvolve processos formativos nas áreas de Música, Dança, Artes Visuais, Cinema e Teatro, com a oferta de cursos básicos e técnicos, além de Laboratórios de Criação. Todas as ações oferecidas são gratuitas.

Serviço

O quê: Abertura da Exposição da Juventude Indígena do Ceará
Quando: 11 de abril, 14h – Fala de lideranças Indígenas no Auditório / 15h – Manifestação Cultural com dança guerreira do povo Tapeba, no Hall do café / 16h – Abertura da exposição
Onde: Porto Iracema das Artes (Rua Dragão do Mar, 160)
Gratuito