Reunidos em Fortaleza, representantes da América Latina e Caribe debatem o combate à desertificação

9 de abril de 2018 - 10:56 # # # #

Assessoria de Imprensa da Secretaria do Meio Ambiente (SEMA) -
85 3101.1235 -

É um dos objetivos do encontro informar aos países “Partes” sobre a contribuição da UNCCD para o relatório de progresso dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), em particular o objetivo 15.3 referente à “Neutralidade de Degradação da Terra”

Começa hoje, em Fortaleza, “ Workshop de Capacitação Regional para a América Latina e o Caribe – Melhorando a Implementação da UNCCD”. O evento promovido pelo Ministério do Meio Ambiente, Governo do Ceará, Ibama-CE, acontece no período de 9 a 12 de abril. O Ministério do Meio Ambiente, o Governo do Ceará, o Ibama-CE, a Convenção das Nações Unidas para o Combate à Desertificação e Mitigação dos Efeitos das Secas ( UNCCD) e o UN Environment.

O encontro reunirá, para treinamento, representantes de 33 países da América Latina e do Caribe (LAC), bem como instituições internacionais e regionais que atuam no tema “Desertificação”, conforme decisão tomada na 13a. Sessão da Conferência da Partes (COP) da UNCCD, que adotou o Marco Estratégica da UNCCD 2018 – 2030, onde países devem elaborar seus informes nacionais de implementação da convenção, com frequência de quatro anos. O secretário do Meio Ambiente participa do encontro e representará o governador Camilo Santana na solenidade de abertura que acontece na manhã de hoje.

São objetivos do workshop: permitir que países “Partes” elaborem seus informes nacionais completos e em tempo hábil; identificar áreas prioritárias de ação para estabelecer/fortalecer as ações de combate a desertificação e os sistemas de monitoramento relacionados, bem como aumentar o financiamento para a implementação da UNCCD e informar os países Partes, sobre a contribuição da UNCCD para o relatório de progresso dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), em particular o objetivo 15.3 referente à “Neutralidade de Degradação da Terra”.

Sobre desertificação

A desertificação já atinge 33% da superfície do planeta. No Brasil, o fenômeno é verificado em 1.482 municípios, principalmente no Nordeste, onde vivem 32 milhões de pessoas (18% da população nacional). A UNCCD é chamada por muitos de “Convenção dos Pobres”, já que a maioria dos mais de 2,6 bilhões de atingidos está em regiões subdesenvolvidas.

ODS

Em setembro de 2015, líderes mundiais reuniram-se na sede da ONU, em Nova York, e decidiram um plano de ação para erradicar a pobreza, proteger o planeta e garantir que as pessoas alcancem a paz e a prosperidade: a Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável contém um conjunto de 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

SERVIÇO

Workshop de Capacitação Regional para a América Latina e o Caribe -Melhorando a Implementação da UNCCD

Quando: De 9 a 12 de abril de 2018
Onde: Ponta Mar Hotel, em Fortaleza-CE.