Dia Mundial da Saúde mobiliza todas as CRES

10 de abril de 2018 - 17:10 # #

Raquel Oliveira - Assessoria de Comunicação do Hospital Regional do Cariri
(88) 99708.5922 / 98883.5025

As ações do Dia Mundial da Saúde se estenderam, em 2018, ao interior do Estado. Pelo menos 27 municípios, por meio da mobilização feita pelas Coordenadorias Regionais de Saúde (Cres), se integraram ao evento #SaúdeParaTodos, que marcou as comemorações da data no Ceará. Neste ano, com o tema “Saúde universal: para todos, em todos os lugares”, pela primeira vez a Sesa propôs uma mobilização conjunta das Coordenadorias Regionais de Saúde para levar ações de promoção da saúde às praças e outros espaços públicos.

Em Juazeiro do Norte, de forma lúdica e com muita irreverência, a trupe do mosquito da Dengue deu uma aula para crianças e adultos que participaram do #Saúde paraTodos, por meio da mobilização da 21ª Coordenadoria Regional de Saúde.

“Esse é um momento extremamente rico. Aqui estão envolvidos vários parceiros a exemplo da Secretaria de Saúde de Juazeiro do Norte, o Consórcio Público, vários instituições de ensino, além do Sesc e Senac, e com essa união a população é que saiu ganhando. Nosso objetivo é, além de uma manhã de lazer, implantar nas pessoas a cultura da prevenção, de não buscar a rede de saúde apenas quando adoecer. Doenças como as arbovirose (dengue, zika, chikungunya) hoje responsáveis por grande demanda da população podem ser evitadas com a prevenção”, destacou a coordenadora da 21ª Cres, Georgia Xavier.

A ação foi realizada na Praça do Memorial Padre Cícero, no Centro de Juazeiro do Norte, e contou com verificação de pressão arterial e glicemia, imunização, acupuntura, alimentação saudável, tipagem sanguínea, limpeza de pele, massagem, orientação sobre o uso de plantas medicinais, atividades físicas e higienização bucal.

A pequena Clarisse Oliveira dos Santos de 10 anos, aproveitou o passeio escolar na Praça para saber o tipo sanguíneo. Bastou uma pequena furadinha e em cinco minutos a informação. “Queria muito saber meu tipo sanguíneo, mas tinha medo. Mas foi só uma furadinha, não doeu nada e agora sei que sou A positivo”, informou Clarisse.

Já Teresinha Limeira dos Santos recebeu uma massagem relaxante. Aos 80 anos, a aposentada se disse renovada. “Essa é a primeira vez em 80 anos de vida que recebo uma massagem dessa. Um presentão! Vou sair daqui relaxada e pronta para aguentar mais uns vinte anos”, finalizou a aposentada sorridente.

A Prefeitura de Fortaleza, por meio da Secretaria Municipal da Saúde, disponibilizou, no último sábado (7), uma série de atividades de promoção à saúde em celebração ao Dia Mundial da Saúde na Praça da Lagoinha, no Centro. Serviços de vacinação, aferição de pressão arterial, orientações sobre a Saúde da Mulher e Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST/Aids), além atividades educativas de combate ao Aedes aegypti, vetor das arboviroses (dengue, zika e chikungunya). Na atividade, o Conselho Municipal de Saúde esteve presente conversando com os usuários sobre a importância do controle social para um Sistema Único de Saúde (SUS) mais forte.

Também foram realizadas atividades físicas, com os profissionais do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF), e distribuição de mudas de plantas e hipoclorito (utilizado para a purificação caseira da água para o consumo humano, diminuindo o impacto de doenças causadas por vírus, parasitas e bactérias durante o período das chuvas). A programação preparada pela Prefeitura contou com o apoio da Secretaria da Saúde do Estado do Ceará.

Em Russas, o coordenador da 9ª Cres, Israel Guimarães Peixoto, ressaltou o envolvimento de todas as secretarias municipais e do prefeito Weber Araújo na mobilização #SaúdeParaTodos, ocorrida na sexta-feira, 5 de abril. A solenidade de abertura do evento ocorreu logo cedo, na Escola Ana Xavier Lopes. No bairro do Planalto da Bela Vista foram realizadas ações de forma intersetorial para celebrar o Dia Mundial da Saúde. Durante todo o dia, as 34 escolas municipais e 22 Unidades Básicas de Saúde de Russas ofertaram diferentes atividades e serviços para a população, como atendimento médico, atendimento odontológico, testes rápidos para HIV e sífilis, aferição de pressão arterial, verificação de glicemia, atividades educativas, escovação supervisionada e aplicação de flúor, avaliação de índice de massa corpórea (IMC), laboratório de vivência do Aedes aegypti, treino funcional, aulão de zumba, massoterapia e corte de cabelo.

Outros serviços de infraestrutura, como Mutirão da Limpeza com podas de árvores, retirada de entulhos, limpeza na Lagoa da Caiçara, e limpeza na valeta da Avenida Governador Raul Barbosa desde o entroncamento com a BR 116 até a Caiçara também foram realizados. As ações se encerraram às 18 horas, na Lagoa da Caiçara, com aulão de zumba, aferição de pressão arterial e verificação de glicemia. O prefeito Weber Araújo destacou a importância do evento, ressaltando que além da oferta dos serviços, “a ação é fundamental para socializar com a comunidade a responsabilidade de todos vestirem a camisa e levantarem a bandeira de luta contra o temível mosquito Aedes aegypti”.

Em Tauá, o Parque da Cidade foi o palco para as atividades pactuadas com a 14ª Cres, que incluíram palestras e oferta de consultas especializadas não médicas, como nutrição. “Mais de 200 pessoas participaram das atividades”, comemorou a coordenadora da 14ªCres, Maria Dulce Feitosa. Segundo ela, esse foi o público presente à palestra sobre infestação pelo mosquito Aedes aegypti, no auditório do Parque da Cidade, e sobre socorro e prevenção de acidentes domésticos, a cargo do Corpo de Bombeiros. Entre as pessoas que fazem caminhada pelo Parque da Cidade, cerca de 150 mediram a pressão arterial e pelo menos 20 adolescentes regularizaram sua situação vacinal.

#SaúdeParaTodos

Conforme a Organização Mundial de Saúde (OMS), saúde universal é garantir que todas as pessoas e comunidades tenham acesso aos serviços de saúde sem qualquer tipo de discriminação. Abrange toda a gama de serviços de saúde, incluindo promoção da saúde, prevenção de doenças, tratamento, reabilitação e cuidados paliativos, que devem ser de qualidade, integrais, seguros, eficazes e acessíveis a todos.