Sobral: Hospital Regional Norte realiza parto de trigêmeas

13 de abril de 2018 - 14:45 # # #

Thiago Conrado - Assessoria de Imprensa do HRN
(88) 3677-9300

Emoção em dose tripla. É com alegria e agradecimento que a professora Márcia Pereira Ximenes, de 28 anos, e o mecânico Paulo Roberto Silva Matias, 33, residentes no município de Coreaú, comemoram o nascimento das trigêmeas Laís, Emanuelly e Ana Júlia Ximenes Matias, no Hospital Regional Norte (HRN), da rede pública do Governo do Ceará. As meninas nasceram de uma gestação de 35 semanas, no último dia 27 de março. Por terem nascido prematuras, uma delas foi encaminhada para UTI Neonatal, e depois para a Unidade de Cuidados Intermediários (UCI) para acompanhamento com médicos neonatologistas.

As três foram uma surpresa especial para os pais que decidiram fazer fertilização in vitro (técnica de reprodução assistida) para alcançarem o sonho de ampliar a família. “A gente ficou muito feliz, porque já tava tentando há um tempo. Queríamos ter pelo menos um filho, tínhamos até desistido. Aí, quando a gente descobriu que ela tava grávida e que eram trigêmeas, ficamos muitos felizes mesmo. Estão sendo bem cuidadas. Estamos ansiosos pra ir pra casa com as meninas. Está tudo bem com elas. Graças a Deus. Acho o atendimento aqui de excelência”, disse Paulo.

A mãe não esconde o alívio em ver a recuperação das filhas. “A preocupação maior era que elas tivessem problemas, porque a probabilidade é bem maior do que se fosse só uma criança. Tanto as meninas, como a gente, a minha sogra, estamos sendo bem tratadas e acolhidas. Estamos recebendo apoio de todos – assistente social, psicóloga, das enfermeiras – todo mundo ajudando. No dia do parto, a gente viu a mobilização geral da equipe. A gente se surpreendeu com isso”, destacou. Esse foi o segundo parto de trigêmeos realizado no Hospital Regional Norte desde a sua inauguração. O primeiro foi em 2016. Até março de 2018, a unidade já realizou 6.889 partos.

As três crianças já estão na Enfermaria Mãe Canguru ganhando peso e se recuperando para terem alta. “Elas estão ótimas. Duas delas já conseguiram atingir recuperação nutricional. Estamos esperando apenas que todas cheguem nessa situação para receberam alta”, disse a médica neonatologista Isabella Vidal.

Gravidez de risco

Como foi uma gestação de alto risco, Márcia foi encaminhada do posto de saúde do distrito de Ubaúna, em Coreaú (a cerca de 52 Km de Sobral e a 300 Km de Fortaleza), para a Policlínica de Sobral e de lá para o Hospital Regional Norte para que o desenvolvimento das filhas e a saúde da própria mãe fossem acompanhados. A coordenadora médica do serviço de obstetrícia do HRN, Eveline Linhares ressalta a importância dessa assistência. “Em casos de gestações múltiplas-gemelares existe um risco aumentado de parto prematuro e restrição de crescimento. Durante a avaliação foi evidenciado que um dos fetos apresentou este quadro”, disse.

Como em toda gravidez, o pré-natal é essencial para a saúde da mãe e dos filhos. Esse cuidado se torna ainda mais imprescindível quando é uma gestação de alto risco. A mãe de Laís, Emanuelly e Ana Júlia fez o pré-natal tanto na atenção básica, como na atenção secundária. “O pré-natal é importante porque é uma ocasião de cuidado materno-fetal, quando são identificadas situações que podem oferecer riscos, e que podem ser corrigidas a tempo de evitarmos complicações”, destacou a médica Eveline Linhares.

Em situações semelhantes, o mais importante é identificar precocemente que se trata de uma gestação gemelar, e encaminhar para seguimento em unidade secundária, onde será possível uma adequada abordagem e suporte durante o nascimento, que se dará em preferência em um serviço de alto risco, como o Centro de Assistência Reprodutiva à Saúde da Mulher (CASRM) do Hospital Regional Norte.

Programa Nascer no Ceará

É o acompanhamento desse trabalho integrado entre as unidades de saúde que faz parte da estratégia do Programa Nascer Ceará, lançado no último dia 26 de março pelo Governo do Ceará. A ação tem objetivo de reestruturar a linha de cuidado materno-infantil a partir da atenção à gestação de alto risco, e garantir a assistência qualificada a gestantes e recém-nascidos nos 184 municípios cearenses. Por meio da regionalização e descentralização das ações e serviços de saúde do Sistema Único de Saúde (SUS), o novo plano estadual será ferramenta importante para redução do adoecimento e da mortalidade materna e neonatal.