Sema realiza 3ª edição do Projeto Parque Escola

16 de abril de 2018 - 16:36 # #

Programação tem início hoje, na Arie do Sítio Curió, com a capacitação dos professores participantes e segue o mesmo padrão das atividades realizadas nas edições anteriores

Quando a natureza é a sala de aula. Hoje, a Secretaria do Meio Ambiente (Sema), por meio da Coordenadoria de Educação Ambiental e Articulação Social (Coeas) dará início a mais uma edição do Projeto Parque Escola – Aprendendo com a Natureza. Esta é a terceira edição da iniciativa que tem como objetivo desenvolver novas abordagens interdisciplinares de educação baseadas em vivências com a natureza e trilhas interpretativas.

Este ano, o Parque Escola 2018 acontece na Área de Relevante Interesse Ecológico (ARIE) do Sítio Curió e a previsão é contemplar cerca de 960 participantes. Serão 30 professores das Coordenadorias Regionais de Desenvolvimento da Educação (Credes) dos municípios de Maracanaú e Horizonte, da Superintendência das Escolas Estaduais de Fortaleza (Sefor) e ainda um técnico de cada Crede.

Segundo Ulisses Rolim, coordenador da Coeas, o programa, seguindo o mesmo padrão das atividades realizadas nas edições anteriores, pretende transformar os parques estaduais do Ceará em salas de aula em meio à natureza. “Promovendo a prática inter e transdisciplinar da Educação Ambiental”, disse.

“É um trabalho realizado de forma contínua e permanente nas escolas, de modo que todos os atores sociais envolvidos no programa, construam uma nova percepção do meio ambiente e da sua relação com ele”, encerra Rolim.

A primeira edição do Programa, em 2016, foi realizada no Parque Botânico do Ceará, no município de Caucaia, contemplando 35 professores e, em média, 1440 participantes. A segunda aconteceu no Parque Ecológico do Rio Cocó com a capacitação de 30 professores e 1200 participantes.