SPD fomenta criação de Compods no Sertão Central

16 de abril de 2018 - 16:34 # # #

Fernando Brito - Assessoria de Comunicação da SPD
comunicacao@spd.ce.gov.br / fernando.brito@spd.ce.gov.br
(85) 3238.5090 / 99910.3443

Secretaria promove reuniões em Mombaça, Piquet Carneiro e Deputado Irapuan Pinheiro

Em prosseguimento ao trabalho de fomento de Conselhos Municipais de Políticas sobre Drogas (Compods) nas localidades cearenses, a Secretaria Especial de Políticas sobre Drogas (SPD) desembarca, nesta segunda-feira, 16, na macrorregião Sertão Central do Estado. As assessoras técnicas Cléo Félix e Nayarah Oliveira coordenarão reuniões nos municípios de Mombaça, Piquet Carneiro e Deputado Irapuan Pinheiro.

Os encontros contarão com a presença de gestores e profissionais da Saúde, Assistência Social e Educação, além de representantes da sociedade civil organizada. A ideia é abordar a importância da criação do Compod nas três localidades para a efetivação das políticas sobre drogas em articulação com políticas afins.

O Compod é um órgão consultivo e normativo de deliberação coletiva e de natureza paritária. O colegiado atua como instância de assessoramento do governo local, coordenando atividades e desenvolvendo ações.

De acordo com o secretário Especial de Políticas sobre Drogas, Will Almeida, a criação dos Compods é uma das atribuições da SPD. Segundo ele, os colegiados funcionam como espaços de participação social no âmbito da temática das drogas em todo o Estado, com ênfase em ações de prevenção e acolhimento.

Will Almeida explica que a SPD têm percorrido as diversas macrorregiões do Estado a fim de viabilizar a criação de Compods nos municípios. As visitas também envolvem a realização de workshops para atualização dos conselheiros sobre ações de prevenção e encontros de fortalecimento dos colegiados já existentes.

Atualmente, a Secretaria contabiliza 99 Compods no Ceará. A expectativa é de que sejam implantados colegiados em todos os 184 municípios do Estado para o fortalecimento, continuidade e ampliação das políticas sobre drogas.

Mais informações sobre os Compods podem ser obtidas na Coordenadoria de Interlocução interinstitucional (Cointer) da SPD, através do telefone (85) 3101.5482.

Serviço:

Fomento do Compod em Mombaça – Data: 16/4 – Horário: 13 horas – Local: Proares – Avenida Antônio Nonato de Carvalho, Tejubana.

Fomento do Compod em Piquet Carneiro – Data: 17/4 – Horário: 9 horas – Local: Salão Paroquial da Igreja Matriz – Praça da Matriz, S/N

Fomento do Compod em Deputado Irapuan Pinheiro – Data: 17/4 – Horário: 13 horas – Local: Auditório da Assistência Social – Rua Cândido Borges, 10, Centro Administrativo.