Seminário promove adesão de municípios ao Programa Nascer no Ceará

17 de abril de 2018 - 15:31 # # # #

Seminário de Pactuação do Programa Nascer no Ceará será realizado na quarta-feira, 18 de abril, em Fortaleza

Prefeitos, secretários municipais e coordenadores regionais de Saúde, gerentes municipais e regionais do Programa Nascer no Ceará participarão nesta quarta-feira, 18 de abril, das 8 às 17 horas, no Hotel Plaza Praia Suítes, em Fortaleza, do Seminário de Pactuação do Programa Nascer no Ceará, com a primeira-dama do Ceará, Onélia Santana, e o secretário da Saúde do Estado, Henrique Javi. A iniciativa é do Governo do Ceará em parceria com municípios.

Durante o seminário, os prefeitos formalizarão a adesão ao programa que objetiva reduzir o adoecimento e a mortalidade materna e infantil no Ceará. Os municípios que confirmarem a adesão deverão instituir um gerente municipal, que deverá ser um profissional de saúde da atenção primária para fazer parte do programa Nascer no Ceará. O secretário adjunto do estado, Marcos Gadelha, e a supervisora do Núcleo de Saúde da Mulher, Adolescente e Criança (Nusmac) da Sesa, Silvana Napoleão, também participam do evento.

O Governo do Ceará, através do programa Mais Infância Ceará, em parceria com a Secretaria da Saúde, lançou em 26 de março o Programa Nascer no Ceará. Para cumprir o objetivo de reduzir o adoecimento e a mortalidade materna e infantil, o programa estabelece a reestruturação da linha de cuidado materno-infantil a partir do cuidado à gestação de alto risco, o fortalecimento do processo de regionalização e descentralização das ações e serviços de saúde do SUS e qualificação da assistência na linha de cuidado materno-infantil através da elaboração e implementação de protocolos, qualificação de profissionais e definição de fluxos assistenciais nos três níveis de atenção, nas cinco macrorregiões de Saúde do Estado.

O Nascer no Ceará faz parte das ações do Mais Infância Ceará, idealizado pela primeira-dama do estado, Onélia Santana. O programa vai desenvolver um conjunto de ações que envolvem os três níveis de atenção através de pactuações municipais, regionais e macrorregionais, para o fortalecimento da assistência qualificada as gestantes de alto risco. A iniciativa dispõe de aplicativo de celular que ajudará na assistência e monitoramento de todas as gestantes cadastradas para apoiar as ações desenvolvidas pelo programa.

Serviço:

Seminário promove adesão de municípios ao Programa Nascer no Ceará
Data: 18.4.2018
Hora: 8h
Local: Hotel Plaza Praia Suítes. R. Barão de Aracati, 94 – Praia de Iracema, Fortaleza – CE.