Segurança do Cariri reforçada com implantação de Uniseg, Território do Pacto e videomonitoramento

20 de abril de 2018 - 15:52 # # # #

Caio Faheina - Repórter
Nívia Uchoa - Fotos

A Unidade Integrada de Segurança vai intensificar o policiamento em dez dos 37 bairros de Juazeiro do Norte. São mais 191 policiais militares que serão somados aos 278 que já atuam na segurança da cidade. Dos dez bairros, cinco são integrados às ações sociais do Território do Ceará Pacífico

O governador Camilo Santana e a vice-governadora Izolda Cela assinaram, nesta sexta-feira (20), Termo de Compromisso Institucional que inclui Juazeiro do Norte no Território do Pacto por um Ceará Pacífico. O programa viabiliza ações sociais de acolhimento às populações mais vulneráveis e de enfrentamento à violência. Na ocasião, o governador anunciou a entrega da Unidade Integrada de Segurança (Uniseg) para intensificar o policiamento em dez dos 37 bairros do município. Com a unidade, mais 191 policiais militares se somarão ao efetivo de Juazeiro do Norte, que já contava com 278 profissionais. Além disso, 17 câmeras de videomonitoramento serão instaladas em pontos estratégicos da cidade.

De acordo com o governador Camilo Santana, houve um estudo, a partir de um comitê criado para acompanhar a mapeamento do Pacto por um Ceará Pacífico, para definir as principais áreas de vulnerabilidade. “Antes, 47 policiais atuavam nesses dez bairros selecionados. Agora, serão 191 policiais”, afirmou. “Vamos fazer todos os investimentos necessários para garantir mais segurança em Juazeiro”, continuou. O chefe do Executivo antecipou, ainda, a construção de uma nova Delegacia Regional e de estrutura para abrigar um novo Colégio Militar na região.

Conforme esclarece a vice-governadora Izolda Cela, o objetivo do programa de pacificação e cidadania coordenado por ela é “fortalecer ações sociais e também de segurança pública nos territórios mais vulneráveis”. “Contando também com o apoio do município para fortalecer ações sociais para melhorar a vida das pessoas e valorização da comunidade”, complementou.

Também presente na solenidade, o secretário da Segurança Pública e Defesa Social, André Costa, direcionou seu discurso para os novos profissionais e para os policiais que já fazem a segurança do município. “Quero parabenizar os nossos policias e profissionais de segurança porque os índices de redução de criminalidade no Cariri são os melhores do Ceará. Vamos continuar assim, agindo com respeito e atenção com os cidadãos”, avaliou o gestor.

O prefeito de Juazeiro do Norte, Arnon Bezerra, participou a assinatura e destacou o compromisso do Governo do Ceará em “oferecer o melhor em termos de segurança” para cada região do Estado. “O Ceará Pacífico é um instrumento que vai precisar da participação de toda a sociedade, porque também é responsabilidade nossa, de cada cidadão e cidadã”, acrescentou.

Em Fortaleza, dois Territórios do Pacto por um Ceará Pacífico já estão em atividade – no Grande Vicente Pinzon e no Grande Bom Jardim. Em Sobral, primeiro município do Interior a receber o programa, as ações foram iniciadas em dezembro último. A Capital conta, ainda, com seis Unisegs para reforçar a segurança pública (Vincente Pinzon, Meireles, Conjunto Ceará, Bom Jardim, Antônio Bezerra e Messejana).

Policiamento nos bairros

A Uniseg de Juazeiro do Norte vai focar ações nos bairros Romeirão, Santa Tereza, Pirajá, João Cabral, Triângulo, Frei Damião, Jardim Gonzaga, Lagoa Seca, Antônio Vieira e São José. Estes cinco últimos são integrados ao Território do Pacto por um Ceará Pacífico. As regiões foram definidas de acordo com índices de vulnerabilidade e violência.

Centralizada na 1ª Companhia da Polícia Militar do 2º Batalhão da PM, a estratégia da unidade é interligar policiamento ostensivo, com efetivo especializado, e ações sociais e comunitárias desenvolvidas por eixos da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social. Os novos 191 policiais militares exclusivos da Uniseg terão apoio de 19 viaturas, sendo dez carros e nove motos, além de uma Base Móvel da PM. O equipamento possui tecnologia para registro de Boletim de Ocorrência (B.O) e vai circular em áreas estratégicas dos dez bairros atendidos pela unidade de segurança.

Mais segurança

Para Rafael Barbosa, a expectativa é de que a segurança no município melhore gradativamente. “Reconhecemos o esforço do Governo do Ceará de investir em segurança pública, fazendo concurso público, chamando novos policiais militares, e trazendo equipamentos como o Raio. Agora, com a Uniseg, esperamos que aumente a sensação de segurança e que bons resultados continuem aparecendo”, projetou o professor de 34 anos.

Segundo Camilo Santana, o policiamento civil também ganhará reforço com implantação de nova Delegacia Regional em breve. Serão direcionados nove delegados, 32 inspetores, 18 escrivães e três viaturas para atuar em regime de 24 horas. Além disso, o Corpo de Bombeiros vai intensificar ações na região e a Perícia Forense vai capacitar agentes de segurança da Uniseg para atuar em casos de isolamento de locais de crime.

Videomonitoramento

Sétima cidade com população acima de 50 mil habitantes a receber o sistema de videomonitoramento, Juazeiro do Norte terá 17 câmeras espalhadas em pontos estratégicos. Outros 31 municípios também serão contemplados com o sistema. O equipamento permite o monitoramento de imagens com giro de 360° e leitura de placa de veículos – que permite identificação de carros roubados, enviando informações para a Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (Ciops).

Outra câmera será instalada em uma central de monitoramento, visitada pelo governador após cerimônia. “O mais importante é que as câmeras não foram compradas. Nós licitamos um serviço para que a empresa implante e faça manutenção das câmeras, e trocá-las, caso sejam quebradas”, disse o governador. O investimento anual do Governo do Ceará para manter a ferramenta em 38 municípios é da ordem de R$ 20 milhões.

 

 

Ouça

O governador Camilo Santana explicou todo o planejamento feito pelo Estado e as demais instituições envolvidas nesse processo para Juazeiro do Norte.

A vice-governadora Izolda Cela esclareceu o objetivo do programa de pacificação e cidadania implementado pelo Governo e coordenado por ela.

O secretário da Segurança Pública e Defesa Social, André Costa, direcionou seu discurso para os novos agentes e para os policiais que já fazem a segurança do município.