Viva o Parque oferece um domingo de cultura e lazer para a população

20 de abril de 2018 - 10:02 # # #

Assessoria de Comunicação da Sema

Elaborado para proporcionar uma opção de domingo diferente à população cearense, o projeto disponibiliza programação com várias atividades gratuitas para adultos e crianças; destaque para o arvorismo

Neste domingo (22), a Secretaria do Meio Ambiente do Ceará (SEMA) dá prosseguimento às atividades do Projeto do Viva o Parque. A iniciativa, uma referência de lazer e entretenimento para fortalezenses e turistas, como sempre, traz uma atrativa programação que começa às 7h e prossegue até o meio dia, no Parque Estadual do Cocó. “Uma experiência única de utilização de atividades de arte, cultura, esporte e lazer, junto à natureza”, afirma Ulisses Rolim, da Coordenadoria de Educação Ambiental e Articulação Social (Coeas), da SEMA.

“Elaborado para proporcionar uma opção de domingo diferente à população cearense, o Viva o Parque disponibiliza programação com várias atividades gratuitas para adultos e crianças. O objetivo é reunir no Cocó, serviços e ações de entretenimento como tai chi chuan, yoga, biodança, zumba aeróbica, dança de salão, capoeira, arvorismo, slackline e apresentações culturais”, reforça, Rolim. O projeto é uma realização da SEMA, por meio da Coeas.

Todos os domingos uma grande estrutura é montada para atender o projeto: 8 tendas, 10 conjuntos de mesas brancas de plástico, 2 palcos, ampla sonorização, ambulância com paramédicos, gerador , 8 banheiros químicos, sendo 2 para deficientes e ainda são disponibilizados aos visitantes, 2.500 copinhos de água mineral. Após descartados, os copos são reutilizados nas oficinas com resíduos, que acontecem no local.

Arvorismo

De olho no público mais radical, o arvorismo é o ponto forte das atrações de domingo no Parque do Cocó, com 10 estações de ecoaventura. Classificado como radical é “um esporte ou atividade física que consiste na travessia entre plataformas montadas no alto das árvores, ultrapassando diferentes tipos de obstáculos como escadas, pontes suspensas, tirolesa, entre outras, utilizada no turismo, lazer e recreação.”

Antes do inicio das atividades são feitas inspeções preventivas para assegurar a segurança do circuito e os equipamentos e que mensalmente são feitas inspeções nos equipamentos de proteção individual (EPIs), com a emissão da anotação de responsabilidade técnica (ART).

A criançada também tem espaço nas manhãs de domingo do Projeto Viva o Parque. Elas podem aproveitar e desfrutar de várias atividades e brincadeiras: jogos coletivos, capoeira, aulas de circo, maquiagem artística, contação de histórias, teatro de bonecos, teatro de rua, oficina de brinquedos, oficinas com resíduos sólidos e malabares e muitas outras recreações.

Meio ambiente

Se possível, não deixe lixo no Parque. Toda atividade planejada para acontecer no Cocó é feita de forma a atender as restrições ambientais da unidade de conservação (UC). Com o Viva o Parque não é diferente. A gestão da UC observa rigorosamente a limpeza da área de abrangência do projeto que é sempre concluída até às 14h do domingo. Os resíduos gerados são devidamente coletados e destinados com conformidade ambiental.

SERVIÇO

Projeto Viva o Parque

Onde: Parque Estadual do Cocó, na Av. Engenheiro Santana Jr. esquina com Av. Pe. Antônio Tomás.

Quando: Domingo, dia 22 de abril de 2018.

Hora: de 7h às 12h.

Contato: 3234 – 3574 (Paulo Lira- Gestor da UC)