Areninha da Itaoca vai contar com várias obras no entorno para estimular o esporte e o lazer

23 de abril de 2018 - 21:07 # # # # #

Thiago Sampaio - Repórter
Tiago Stille - Fotos

Dando continuidade ao projeto de ampliação do número de Areninhas na Capital, dentro da ação Juntos por Fortaleza, a vice-governadora Izolda Cela e o prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio, assinaram no início da noite desta segunda-feira (23) a ordem de serviço do equipamento do bairro Itaoca, próximo à avenida Senador Carlos Jereissati. No caso, o já existente Campo do Itaoca será totalmente reformado com o intuito de estimular cada vez mais a prática esportiva e o entorno terá várias obras para impulsionar o crescimento da região.

Representando o governador Camilo Santana, Izolda Cela destacou ação conjunta visando um futuro melhor. “Todo esse espaço será um polo de lazer paras as pessoas conviverem, se exercitarem. Um espaço para as pessoas do bairro possam reunir a juventude, reunir as pessoas. Quero destacar essa parceria importante do Governo do Ceará com a Prefeitura de Fortaleza. Entre vários projetos, há um fortalecimento na oferta da educação. É um esforço do prefeito e do governador, ampliando o número de escolas de tempo integral, abrindo creches. Sabemos que esse é o caminho para um futuro melhor. Esse projeto da areninha é tão incrível que estamos levando para todo o Estado. O que vai ser feito aqui, e se Deus quiser será inaugurado ano que vem e todos, jovens e idosos, estarão usufruindo”.

A nova Areninha tem prazo de conclusão das obras de oito meses, com investimento de cerca de R$ 2 milhões. O equipamento vai contar com gramado sintético, bancos de reserva, alambrados, rede de proteção, vestiários, depósito para materiais esportivos, iluminação, rampa de acesso para cadeirantes, paisagismo e pavimentação.

O entorno do campo também passará a contar com academia ao ar livre, parque infantil, cachorródromo, duas quadras de areia para prática de vôlei de praia e futevôlei, meia quadra de basquete, além de projeto paisagístico, mobiliários urbanos e iluminação com luz branca, transformando o espaço numa área recreativa para diversas atividades esportivas e de lazer.

O prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio, reforçou a importância da união de poderes em torno de objetivos em comum. “Quando somamos forças, a gente maximiza nossas ações. Se antes faríamos 10 areninhas, agora faremos 16. Começamos esse projeto há quatro anos e nem tínhamos pretensão de transformar no que virou hoje. Reformamos o Campo do América e quando a gente menos esperava, a comunidade estava cuidando do campo, lá estava cheio de gente vendendo coisas ao redor, gerando renda. Aumentou o sentimento de comunidade. Fizemos um gol mais bonito do que imaginávamos. Aqui vamos fazer também um polo de lazer. Vai ter academia, quadras de vôlei, praça com calçadão, para vocês zelarem. Isso nos dá orgulho, celebrar a amizade, a solidariedade, a cidade”.

Presente na solenidade, o administrador Adriano Bento, que carregava o filho Miguel, comemora a intervenção no bairro. “Vai ser ótimo para toda a comunidade. Aqui estava mesmo precisando de uma intervenção política. Todo esse espaço vazio não é utilizado, é abandonado. Com essa obra, vai ganhar vida. Já me imagino voltando aqui trazendo o meu filho para jogar bola, ele adora futebol”, disse.

Novas areninhas na Capital

Fortaleza já conta com 22 areninhas e agora vai ter 38 equipamentos. As novas unidades serão nos bairros: Vila Velha, Antônio Bezerra, Bonsucesso, Itaoca, Parangaba, Serrinha, Mondubim (duas areninhas), Granja Portugal, Parque Dois Irmãos, Curió, Castelão, São Bento, Jardim das Oliveiras, Barroso e Coaçu.

Areninhas do Interior

São 49 localidades de todo o Estado. Os municípios contemplados são: Acaraú, Acopiara, Aquiraz, Aracati (Sede e Canoa Quebrada), Barbalha, Beberibe, Boa Viagem, Brejo Santo, Camocim, Canindé, Cascavel, Caucaia (duas areninhas), Crateús, Crato (duas areninhas), Eusébio, Granja, Guaraciaba do Norte, Horizonte, Icó, Iguatu, Ipu, Itaitinga, Itapajé, Itapipoca, Juazeiro do Norte (duas areninhas), Limoeiro do Norte, Maracanaú (duas areninhas), Maranguape, Mombaça, Morada Nova, Pacajus, Pacatuba, Paracuru, Quixadá, Quixeramobim, Russas, Santa Quitéria, São Benedito, São Gonçalo do Amarante, Sobral, Tauá, Tianguá, Trairi e Viçosa do Ceará.

Campinhos

O Governo do Ceará atualmente finaliza a licitação para a construção de mais de 100 Campinhos, com estrutura menor do que as areninhas, similar aos campos society, para os municípios que não vão receber areninhas.

 

Ouça

A vice-governadora Izolda Cela destacou a ação conjunta com a Prefeitura de Fortaleza visando um futuro melhor.

O prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio, reforçou a importância da união de poderes em torno de objetivos em comum.