Sema oficializa criação do Refúgio do Periquito-da-cara-suja e construção da sede do Batalhão de Policiamento Ambiental em Guaramiranga

24 de abril de 2018 - 17:01 # # # # # #

Demétrio Andrade - Ascom / Sema

Nesta sexta-feira (27), a Secretaria do Meio Ambiente (SEMA), sobe a Serra de Baturité para participar do plantio de mudas, inaugural, do “Projeto de Reflorestamento, Florestamento e Educação Ambiental da Bacia do Rio Pacoti”, às 9h, no Sítio Batalha, em Guaramiranga. Na oportunidade, será assinada a ordem de serviço autorizando construção do Centro de Apoio do Batalhão de Policiamento Ambiental (BPMA) e do Centro Administrativo da Associação de Pesquisa e Preservação de Ecossistemas Aquáticos (Aquasis), ambos inseridos na Área de Proteção Ambiental (APA) da Serra de Baturité. O convênio com a Aquasis oficializa a criação do Refúgio da Vida Silvestre (Revis) do Periquito-da-cara-suja.

Segundo Artur Bruno, secretario do Meio Ambiente do Ceará, as obras serão iniciadas na primeira semana de maio. Também será autorizada a reforma do Sítio Cocão, no Pico Alto, onde será construído o Centro Educacional da APA, que vai ceder uma sala para a Prefeitura de Guaramiranga. “As parcerias são muito importantes para a SEMA, assim como desenvolver uma política consistente de educação ambiental na unidade de conservação (UC)”, ressalta.

Refúgio da Vida Silvestre

O Refúgio da Vida Silvestre do Periquito-da-cara-suja (Pyrrhura griseipectus) será “uma área mais restritiva definida dentro do Sítio Batalha”, disse Doris Santos, da Coordenadoria de Biodiversidade (Cobio), da SEMA. “O objetivo é proteger a fauna endêmica na UC, mais especificamente, esta espécie. Ela depende, principalmente, da floresta e de fontes d´água preservadas”. O Revis será entregue em junho, por ocasião da Semana do Meio Ambiente.

Unilab

No período da tarde, às 15h, o secretário Bruno e a equipe técnica da SEMA estarão em Redenção para participar da solenidade de entrega de unidade de produção de mudas nativas, no Campus das Auroras, na Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab). O viveiro é resultado de Termo de Cooperação Técnica nº 01/2017, assinado entre a Secretaria e a Unilab. “Será um grande apoio aos nossos projetos de reflorestamento e plantio”, disse Bruno.

Na bacia hidrográfica do rio Pacoti serão reflorestados 25ha de áreas de preservação permanente – sendo 3ha de nascentes e 22ha de mata ciliar – com o plantio de 12.500 mudas das espécies angico, aroeira, camuzé, cedro, chichá, gonçalo-alves, ipê-amarelo, ipê-roxo, jacarandá, jatobá, mulungu, pau-ferro, pajeú, sabiá, sabiá-tiúba e timbaúba”, encerra. Para execução desta atividade, a SEMA conta com o apoio técnico da Unilab, que gerenciará o viveiro de mudas instalado no seu Campus.

SERVIÇO

Entrega do plantio de mudas do “Projeto Reflorestamento, Florestamento e Educação Ambiental da Bacia do rio Pacoti” e lançamento do Refúgio da Vida Silvestre do periquito-da-cara-suja.

Quando: Sexta-feira, 27 de abril de 2018.

Hora: 9h (Guaramiranga) e 15h (Redenção)

Local: Sede da APA de Baturité e Campus das Auroras, na Unilab.