Vista minha pele: STDS realizou 3º Concurso Ceará Moda Acessível

24 de abril de 2018 - 17:52 # # # #

Carlos Eugênio Saraiva - Assessoria de Comunicação e Eventos da STDS

As criações foram apresentadas nesta terça-feira, 24 de abril, durante o Festival de Moda de Fortaleza

Jovens com diferentes deficiências brilharam na passarela do Maraponga Mart Moda na manhã desta terça-feira (24), durante o 3º Concurso Ceará Moda Acessível, que ocorreu no Festival de Moda de Fortaleza (FMF). “Somos gente, antes e acima de tudo. Esta é a primeira vez que piso em um palco e minha sensação foi de estar gigante, mostrando para todas aquelas pessoas que minha deficiência não deve ser motivo de exclusão, pelo contrário, deve ser mais um motivo para pensar no outro”, explicou o cadeirante Robério da Silva, que desfilou com um dos looks do estilista vencedor. O evento foi realizado pela Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (STDS), por meio do Centro de Profissionalização Inclusiva para a Pessoa com Deficiência (Cepid).

“Optei por criar roupas que além de acessíveis levassem a ideia de que os modelos são super-heróis. Acredito que ter uma deficiência em uma sociedade tão cheia de preconceitos como a nossa é enfrentar uma batalha todos os dias, por isso, considero cada um deles super-heróis”, explicou Alison Pinho, que tirou o primeiro lugar no concurso. O objetivo do desfile é apresentar roupas para pessoas com diversos tipos de deficiência, levando a mistura das tendências nacionais com a criatividade cearense e a acessibilidade às passarelas.

Moda Inclusiva

“Fiquei muito emocionada ao ver a expressão no rosto de cada um dos nossos alunos que desfilou. A determinação e a postura cheia de autoestima deles significam muito para nós que atuamos diretamente com políticas de inclusão para pessoas com deficiência”, expôs a secretária-executiva da STDS, Luciene Rolim, que entregou a premiação ao estilista Alison Pinho, primeiro lugar do concurso.

Para Jacinto Araújo, Presidente do Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência, o 3º Concurso Ceará Moda Acessível veio para mostrar que as pessoas com deficiência podem e devem fazer qualquer coisa, desde que tenham acessibilidade. “Nós precisamos promover acessibilidade em todos os segmentos, inclusive na moda. As roupas devem ser acessíveis e vestir a todos. Penso que é questão de consciência, de exercitar alteridade”, completou Jacinto, que também prestigiou o desfile.

Censo demográfico

Dados do último Censo Demográfico do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostram que cerca de 2,3 milhões de cearenses apresentam alguma deficiência, seja ela física, auditiva, visual, mental ou múltipla. Um contingente de pessoas com direitos de inserção no cotidiano, no dia a dia das cidades, na vida, mas ainda privados de participar mais intensamente do mundo que nos cerca, cada vez mais dinâmico e cheio de atividades, oportunidades e desafios.

Cepid

A unidade, localizada na Barra do Ceará, em Fortaleza, oferece serviços de orientação psicossocial, por meio de equipe multidisciplinar; cursos de formação e qualificação nas áreas de Indústria, Comércio e Serviços, de acordo com as demandas do mercado e as necessidades das empresas; intermediação para o mercado de trabalho; acompanhamento periódico das pessoas com deficiência inseridas nos postos de trabalho; ações de sensibilização nas empresas para o trato com as pessoas com deficiência. Na área do esporte, o Cepid atende, em média, 150 atletas por ano, em modalidades como basquete em cadeiras de rodas, natação, futsal de cinco para deficientes visuais, futebol em cadeiras de rodas e tênis de mesa, gerando resultados favoráveis, como a convocação de atletas do basquete e do futebol em cadeiras de rodas para suas respectivas seleções brasileiras.

O Cepid é um ambiente acessível equipado com piso tátil direcional e de alerta, assentos nos chuveiros, rampas e elevador de acesso, barras de apoio, mesas para cadeirantes nas salas de aula, além de área de convivência com cafeteria, salas de aula climatizadas, laboratórios de informática, salas de atendimento individual, auditório com capacidade para 80 pessoas, piscina acessível, quadra poliesportiva e academia de baixo impacto ao ar livre. Os interessados em participar de atividades no Cepid devem ter a partir de 16 anos de idade e precisam realizar um cadastro para o qual é solicitado RG, CPF, comprovantes de residência e de escolaridade. Feito o registro, os novos inscritos são submetidos a uma entrevista com psicólogo e/ou assistente social e encaminhados aos serviços de seu interesse.

Mais informações: Regina Tahim, Coordenadora do Cepid – Fone: 3101.2723