Maloca Futuro fará pré-inscrições de jovens em sete escolas criativas do Estado

25 de abril de 2018 - 11:52 # # #

Luar Maria Brandão - Assessoria de Comunicação do Instituto Dragão do Mar

De 27 a 29 de abril, o festival apresentará a rede de escolas criativas geridas pelo Instituto Dragão do Mar. O objetivo é oferecer 50 mil matrículas até o fim do ano

Porto Iracema das Artes, Centro Cultural Grande Bom Jardim, Escola Thomaz Pompeu Sobrinho, Escolas de Gastronomia Ivens Dias Branco e Estação das Artes, Centro de Formação Olímpica e Theatro José de Alencar. Sete instituições que, sob a gestão do Instituto Dragão do Mar, formam a Rede de Escolas Criativas do Estado. Todas elas estarão reunidas, a partir desta sexta-feira (27) até domingo (29), na quadra poliesportiva da Praça Almirante Saldanha, em frente ao Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, durante o festival Maloca Dragão 2018. É o projeto Maloca Futuro, que além de apresentar as formações oferecidas por cada escola, também fará pré-inscrições dos interessados em cursos gratuitos nas diversas linguagens artísticas, em gastronomia e em esporte.

Segundo o presidente do IDM, o jornalista e sociólogo Paulo Linhares, a previsão é de que, juntas, essas escolas realizem mais de 50 mil matrículas durante todo o ano de 2018. E como cada instituição fica em uma região diferente da Capital, às vezes distante uma da outra, a Maloca Futuro fará esse grande encontro de oportunidades. Além de se divertir com as mais de 150 atrações que a Maloca Dragão apresentará ao longo dos seis dias do evento, o jovem que visitar a tenda terá a chance de conhecer os cursos e garantir um lugar nos processos seletivos.

“A Rede de Escolas Criativas do Ceará é a mais efetiva política de formação para o novo mundo da economia da cultura no Brasil. Vamos fazer inscrições que permitirão que os futuros alunos sejam chamados logo que as matrículas sejam ofertadas”, enfatiza Paulo. Para ele, é muito importante que sejam dadas respostas consistentes ao desafio da energia criativa que às vezes se transforma em violência, mas que pode se transformar também em criação. Um exemplo disso é que, além das duas escolas que já compunham o braço formativo do IDM – Porto Iracema das Artes e Thomaz Pompeu Sobrinho -, foram integrados outros espaços de formação a partir de novos contratos de gestão com a Secretaria da Cultura e do Esporte do Estado.

“Ao Bom Jardim, além de centro cultural, foi incorporada uma nova escola de arte. Nós temos a transformação do Curso de Princípios Básicos de Teatro do Theatro José de Alencar em Escola Básica de Teatro. E temos ainda a adesão, por contrato de gestão novo com a Secretaria do Esporte, do Centro de Formação Olímpica (CFO). Sem falar nas duas escolas de gastronomia que serão construídas”, explica Paulo. Somente para as escolas de gastronomia, de acordo com o presidente do IDM, estão previstas 20 mil matrículas este ano.

Conheça as escolas que estarão com stands na tenda Maloca Futuro

CURSO PRINCÍPIOS BÁSICOS DE TEATRO DO THEATRO JOSÉ DE ALENCAR (TJA)
Localizado no Centro de Fortaleza, o TJA é um espaço de pesquisa, formação, produção e difusão artística. Desde 1991, sedia o Curso Princípios Básicos de Teatro – CPBT, produzindo, apoiando e recebendo atividades formativas.

Tipo de Formação: cursos básicos e técnicos
Áreas de Formação: artes cênicas
Público-alvo: a partir de 15 anos
Horário de funcionamento: terça a sexta, das 9h às 21h, e sábados, domingos e feriados, das 14h às 21h
Telefone: (85) 3101-2566
Endereço: R. Liberato Barroso, 525 – Centro
Site: http://www.secult.ce.gov.br/
Facebook: facebook.com/theatrojosedealencar
Instagram: instagram.com/tja.theatrojosedealencar

CENTRO DE FORMAÇÃO ARTÍSTICA DO GRANDE BOM JARDIM (CCBJ)
Com sede no Centro Cultural do Grande Bom Jardim (CCBJ), que recebe moradores dos bairros Canindezinho, Granja Lisboa, Bom Jardim, Granja Portugal e Siqueira, o Centro de Formação Artística oferece uma média de 150 cursos por ano.

Tipos de Formação: cursos básicos, oficinas, cursos extensivos e laboratórios de criação
Áreas de Formação: Música, Fotografia, Teatro, Audiovisual, Dança, Literatura, Cultura Popular e Artes Manuais.
Público-alvo: a partir de 12 anos
Horário de funcionamento: segunda, das 8h às 17h (funcionamento interno); terça-feira a sábado, das 8h às 22h e domingo, das 14h às 20h.
Telefone: (85) 3497-5991 / 3497-5981
Endereço: Rua 3 Corações, 400, Bom Jardim
Site: ccbj.redelivre.org.br
Facebook: facebook.com/ccbjce
Instagram: instagram.com/centroculturalgrandebomjardim

ESCOLA DE ARTES E OFÍCIOS THOMAZ POMPEU SOBRINHO (EAOTPS)
Com sede no bairro Jacarecanga, a EAOTPS desenvolve capacitação profissional em conservação e restauração do patrimônio cultural material, bem como em valorização e recuperação do patrimônio cultural imaterial do Estado do Ceará, ressaltando sua importância e relevo histórico e cultural. Oferece cursos livres e oficinas, na perspectiva da arte e do ofício.

Tipos de Formação: Oficinas e cursos livres
Áreas de Formação: Conservação e restauração de tela, escultura, documentos, pintura parietal e madeira; Artesanato: bordado, madeira, cerâmica e couro; Gravura: xilogravura, encavo, litografia e serigrafia
Público-alvo: a partir de 18 anos
Horário de funcionamento: Segunda a sexta, das 8h às 12h e das 13h30 às 17h
Telefone: (85) 3238-1244
Endereço: Av. Francisco Sá, 1801 – Jacarecanga
Site: http://www.secult.ce.gov.br/
Facebook: facebook.com/earteseoficios

ESCOLA PORTO IRACEMA DAS ARTES
Escola de formação e criação artística que desenvolve processos formativos para criadores nos diversos campos das artes.

Tipo de Formação: Cursos Básicos, Técnicos e Laboratórios
Áreas de Formação: Artes Visuais, Cinema, Dança, Música, Teatro e Jogos Digitais.
Público-alvo: a partir de 16 anos
Horário de funcionamento: Segunda a sexta, das 8h30 às 22h
Site: www.portoiracemadasartes.org.br/
Telefone: (85) 3219-5865 / (85) 3219-5842
Endereço: Rua Dragão do Mar, 160 – Praia de Iracema
Facebook: facebook.com/portoiracema
Instagram: instagram.com/portoiracemadasartes

CENTRO DE FORMAÇÃO OLÍMPICA (CFO)
Localizado ao lado da Arena Castelão, o CFO faz parte do mais moderno, tecnológico e inteligente complexo de excelência esportiva do Brasil. O empreendimento esportivo foi construído para transformar o Ceará em um celeiro de atletas de alto rendimento e, através do esporte, proporcionar oportunidades e desenvolvimento social a atletas e à população cearense, com ênfase nas modalidades olímpicas.

Tipo de Formação: Modalidades Olímpicas e não olímpicas
Áreas de Formação: Esportes formativos, alto rendimento e lazer
Público-alvo: a partir de 10 anos
Site: www.esporte.ce.gov.br
Telefone: (85) 3101.4418
Endereço: Av. Alberto Craveiro, 2900 – Castelão

ESCOLA DE HOSPITALIDADE ESTAÇÃO DAS ARTES: HOTELARIA E GASTRONOMIA DO CEARÁ*
A Escola de Hospitalidade Estação das Artes é um centro de pesquisa e formação que tem como missão o desenvolvimento de profissionais da hotelaria, do turismo e da alimentação, contemplando suas respectivas cadeias produtivas: da gestão até a entrega do produto final, passando pela logística e manutenção de equipamentos de produção de cozinhas profissionais.

Tipos de formação: Cursos livres básicos, profissionais e laboratórios
Áreas de formação: Hospitalidade
Gastronomia: Cozinha Fundamental, Cozinha do Mar, Cozinha do Sertão, Cozinha das Serras, Cozinha Afetiva, Cozinha Brasileira, Cozinha Internacional, bar, serviços, empreendedorismo e gestão, logística, manutenção e promoção de insumos, hotelaria e turismo social
Público-alvo: cursos básicos, de 17 a 29 anos | laboratórios e profissionais, a partir de 17 anos
Endereço: Rua Senador Jaguaribe, 324 – Leste Oeste
*matrículas a partir do segundo semestre de 2018

ESCOLA DE GASTRONOMIA SOCIAL IVENS DIAS BRANCO*
Com sede no Mucuripe, a Escola de Gastronomia Social Ivens Dias Branco é um centro de pensamento e formação em gastronomia nas especialidades de panificação (pães) e confeitaria (doces).

Tipos de formação: Cursos livres básicos e profissionais, laboratórios
Áreas de formação: Cozinha Fundamental, Panificação e Confeitaria
Público-alvo: cursos básicos, de 17 a 29 anos | Laboratórios e profissionais, a partir de 17 anos
Endereço: Rua do Contorno s/n – Morro Santa Terezinha

*Matrículas a partir do segundo semestre de 2018

SERVIÇO

Maloca Futuro
Quando: de 27a 29 de abril, das 17h às 23h
Onde: quadra poliesportiva da Praça Almirante Saldanha, em frente Centro Dragão do Mar, S/N
Acesso gratuito