Semana Saúde na Escola enfrenta obesidade infantil

25 de abril de 2018 - 14:26 # # #

Cristiane Bonfim/ Marcus Sá / Helga Rackel - Assessoria de Comunicação da Sesa

“Enfrentamento ao excesso de peso e obesidade infantil e a importância da utilização da Caderneta de Saúde da Criança”. Esse é o tema da Semana Saúde na Escola 2018, de 23 a 27 de abril, definido pelos Ministérios da Saúde e da Educação. A Semana Saúde na Escola consiste em uma mobilização em que as equipes de saúde e as equipes de educação atuam de forma integrada, abordando o tema definido a cada ano, desde 2012. A intenção é aproximar as equipes de atenção básica e das escolas, a partir das ações de promoção e de prevenção de agravos à saúde, realizadas durante essa semana, permitindo que essa interação se torne parte do cotidiano da escola.

Na definição do tema da Semana Saúde na Escola 2018 foi considerado que o Brasil vem enfrentando o aumento expressivo do sobrepeso e da obesidade. Atualmente, em decorrência da sua magnitude e velocidade de crescimento, o excesso de peso é considerado um dos maiores problemas de saúde pública. Assim, para o avanço no enfrentamento desse agravo, é emergente a atuação conjunta das diferentes esferas de governo, com destaque para o desenvolvimento de um escopo amplo de ações intersetoriais que atuem sobre os diversos determinantes da obesidade, sem perder de vista a participação efetiva da sociedade civil. Este tema possibilita discutir a obesidade infantil e os fatores de riscos e proteção para as Doenças Crônicas Não-Transmissíveis (DCNTs).

Vacinação

A mobilização também chama atenção para a importância da utilização da caderneta de saúde da criança. O Brasil está entre os países que mais ofertam, de forma gratuita, vacinas e imunobiológicos à população. O esforço realizado utilizando estratégias diferenciadas como a vacinação de rotina, campanhas de vacinação, bloqueio vacinal e outras atividades de promoção da saúde, resultaram na erradicação de algumas doenças como a varíola, a paralisia infantil, e outras que se encontram em fase de eliminação como o tétano neonatal, o sarampo e a rubéola.

Uma grande conquista social é a inserção de salas de vacinação próximas à casa das pessoas, em unidades básicas de saúde. Por meio do trabalho de vacinação de rotina, a população pode manter seu esquema vacinal em dia. Faz-se necessário que famílias, responsáveis ou os próprios educandos obtenham orientação e estimulação à realização correta das vacinais com verificação sistemática da sua realização conforme estabelecido no Calendário Nacional de Vacinação do Ministério da Saúde. “É importante que o adolescente esteja com a caderneta de vacinação em dia para se proteger de doenças que são preveníveis com vacinas”, reforça a coordenadora estadual de imunizações, Ana Vilma Leite Braga.

O Programa Saúde na Escola (PSE) é uma política de educação em saúde que busca o desenvolvimento integral dos educandos e a formação ampla para a cidadania e o usufruto pleno dos direitos humanos. Trata-se de uma política intersetorial que promove a articulação de saberes, a participação de alunos, responsáveis, comunidade escolar e sociedade em geral na construção e controle social da política. A participação dos municípios na Semana Saúde na Escola é voluntária.