Pesquisadores da URCA apresentam novo gênero de camarão em coletiva de imprensa, no dia 2 de maio

26 de abril de 2018 - 11:39 # # # #

Universidade Regional do Cariri - Assessoria de Comunicação

O Mestrado em Bioprospecção Molecular da Universidade Regional do Cariri – URCA e o GeoPark Araripe, realizam coletiva de imprensa para apresentação de um novo gênero e nova espécie de camarão planctônico da família Luciferidae, no dia 02 de maio, às 9hrs, no Auditório do Mestrado de Bioprospecção Molecular, no campus do Pimenta II, da Instituição, em Crato.

Luciferidea é uma família de camarões diminutos de regiões marinhas com apenas 7 espécies viventes divididas em dois gêneros. As principais características deste grupo são a sua bioluminescência, ausência de branquias e redução de pereiópodes (patas). Esta descoberta representa o primeiro achado de fósseis desta família para o mundo, fato surpreendente, por tratar-se de animais muito pequenos e delicados, consequentemente de difícil preservação.

A Bacia do Sedimentar do Araripe teve um período sob influência marinha há cerca de 110 milhões de anos. No entanto, a presença de fósseis tipicamente de áreas de mar aberto é um fato que ainda não havia sido registrado para área. Desta forma, a ocorrência desta espécie pode ser indicativo de chegada abrupta de águas oceânicas por ocasião de tsunamis, por exemplo.