Vice-Governadoria promove 21ª edição do Fórum Estadual de Mediação

26 de abril de 2018 - 17:05 # #

Queiroz Netto - Fotos

A sede da Secretaria de Justiça e Cidadania do Ceará (Sejus) recebeu, na manhã desta quinta-feira (26), a 21ª edição do Fórum Estadual de Mediação, Justiça Restaurativa e Cultura de Paz. Quem conduziu os trabalhos foi a coordenadora de mediação da Vice-Governadoria, Cristiane Holanda.

“O Fórum é uma oportunidade para debatermos, juntamente com as demais instituições que lutam pela paz, estratégias de combate a violência, promovendo uma cultura de harmonia”, disse Cristiane.

Na ocasião, os participantes fizeram um círculo de construção de paz. Momento em que cada pessoa partilha ideias em um processo de humanização através do dialogo, oportunizando crescimento íntimo a todos.

O Fórum atua como parceiro do pacto por um Ceará Pacífico e é composto por 27 órgãos e instituições, dentre as quais estão: Ministério Público (MPCE), Defensoria Pública Geral do Ceará, OAB, Tribunal de Justiça (TJCE), além da Vice-Governadoria. As reuniões acontecem todos os meses.

Também presente no evento, a secretária de justiça, Socorro França falou sobre o impacto da mediação no âmbito prisional. “O que o Fórum faz é uma verdadeira política criminal preventiva, tirando das pessoas esse sentimento de ódio, de raiva. Por meio dessas técnicas, quando o detento sair, ele vai poder ver a vida de uma forma diferente, com outra perspectiva”.

Jucileide Gronemberger é assistente técnica do programa de mediação do Ministério Público do Ceará (MPCE). Ela frequenta as reuniões do Fórum desde a sua criação, em 2016. “O Fórum representa uma mudança de paradigma em busca da paz social. É muito engrandecedora essa troca de experiência”, ressaltou.

As instituições que desejam entrar para o Fórum devem entrar em contato com a Coordenadoria de Mediação da Vice-Governadoria. Para mais informações sobre o os cursos nas áreas de Mediação, Justiça Restaurativa e Cultura de Paz, basta entrar em contato pelo telefone (85) 3459.6116 ou através do email: cristianeholanda@vicegov.ce.gov.br