Conheça o lugar onde são gerenciados os trens do Metrofor: o Centro de Controle Operacional

27 de abril de 2018 - 15:58 # #

Pedro Alves e Nicole Lima - Cia Cearense de Transportes Metropolitanos
imprensa@metrofor.ce.gov.br
85 996047697 / 85 3101 7115

Para manter em funcionamento os serviços públicos nas grandes cidades, são necessários esforços que, muitas vezes, acontecem nos bastidores, longe da vista da população. No Metrô de Fortaleza, uma equipe de 290 profissionais se dedica, dia e noite, para operar, em segurança, um fluxo de trens que, atualmente, transporta mais de 9 milhões de passageiros por ano. Para que isso aconteça, é necessário mais que trens, trilhos e estações; é necessário um cérebro – ou um coração, se preferir –, que se chama Centro de Controle Operacional, lugar de onde é monitorada e gerenciada cada uma das 190 viagens diárias no Metrô de Fortaleza.

O trabalho do CCO é fundamental para a segurança durante as viagens, pois o Centro monitora a localização exata de cada trem, em tempo real, durante todo o percurso, em todas as viagens diárias. “Os trens só podem começar uma viagem se o CCO autorizar. Essa é uma medida fundamental de segurança, e se chama licenciamento de trem. Isso garante que não haverá acidentes, pois o CCO só autoriza a partida de um veículo quando constata que a via já está livre para o percurso”, explica o Gerente de Controle de Tráfego, Antônio Carlos Pereira, chefe do CCO.

A grande sala redonda que abriga o departamento – localizado no bairro Moura Brasil, anexado à sede administrativa do Metrofor – indica a dimensão do trabalho realizado. São cerca de 200 metros quadrados de área, onde são gerenciadas as Linhas Sul, Oeste e a operação assistida do VLT Parangaba-Mucuripe; e o local foi projetado para comportar, também, a expansão do sistema metroviário, que acontecerá com as melhorias na Linha Sul e com o início da operação comercial do VLT​.

Controle de trens e estações

Uma das ferramentas utilizadas pelo CCO é o sistema de telecomunicações da Linha Sul, implantado na atual gestão. Composto por câmeras, sistemas de rádio, telefonia e fibra óptica para transmissão de dados, o sistema de telecomunicações permite troca de informações com agilidade e precisão, entre os profissionais do CCO, equipes nas estações e maquinistas.

Parte dessas informações chega ao vivo, através de telões que transmitem o vai e vem em todas as estações. Em outro telão, são exibidas informações dos horários de partida e chegada das viagens.