Teatro Carlos Câmara e projeto É o Gera realizam o Encontro dos Povos da Mata e com os Povos de Terreiro

27 de abril de 2018 - 16:45 # # # #

Assessoria de Comunicação da Secult
imprensasecultce@gmail.com
(85) 3101.6761

A atividade encerra a programação de Abril do programa Encontro de Raízes e contará com a presença da Cacique pequena, Povo Jenipapo-Kanindé

Neste sábado, dia 28/4, o Teatro Carlos Câmara, equipamento da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult), e o projeto “É o Gera” trazem uma programação especial para o encerramento das atividades de Abril, o Encontro dos Povos da Mata com os Povos de Terreiro. A ação integra o programa Encontro de Raízes, que ocorre aos sábados à tarde, trazendo o melhor das raízes da cultura popular nordestina, incluindo a cultura dos povos originários e africanos que por aqui fincaram suas raízes. O Programa promove o encontro do patrimônio imaterial do Brasil, com o reggae roots que vem ocupando as periferias de Fortaleza.

Durante o mês de abril, o Teatro Carlos Câmara, através da Ocupação É o Gera, realizou dois aniversários que marcaram o primeiro foi do grupo de capoeira Ukilombo que é residente do teatro às segundas e quartas-feiras e, no sábado seguinte, tivemos o aniversário do projeto de Dj’s de reggae, Radiola Sound System que, além de suas apresentações musicais, fazem um trabalho de formação nas comunidades, sobre montagem de equipamento e eventos em espaços públicos.

Cacique pequena e o Povo Jenipapo-Kanindé

A história da vida de Maria de Lourdes da Conceição Alves, 73 anos, se confunde com o movimento de resistência dos povos indígenas cearenses. É conhecida por todos como Cacique Pequena. Essa ”pequena, grande”, como as pessoas costumam dizer, rompeu com um costume ainda hoje presente nos índios brasileiros. É considerada “Guardiã da Memória”. Também é Mestra da Cultura, reconhecida pelo Governo do Estado do Ceará.

Em 1994, os índios Jenipapo-Kanindé estavam lutando pelo seu reconhecimento pela Funai. O antigo cacique havia morrido há três anos e uma mulher se destacava na liderança dessa luta e na defesa da causa indígena. Foi o que levou a aldeia escolher Pequena como representante máxima. A aldeia indígena Jenipapo-Kanindé, localizada às margens da Lagoa da Encantada e próxima ao Morro do Urubu, em Aquiraz.

Sobre o É o Gera

O projeto, com duração de 7 meses, surgiu a partir do diálogo entre profissionais que atuam na cena cultural de Fortaleza e os coletivos Servilost, Coletivo Natora , Raízes da Periferia e Ocupa Cajueiro, com o intuito de ocupar os espaços da cidade com a voz e a cara da juventude, gerando a formação, a difusão e o intercâmbio de novos protagonistas das artes na cidade. Toda a programação é gratuita. O projeto foi selecionado pela Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult), através de edital, para propor uma programação cultural e ocupar o Teatro Carlos Câmara.

Confira a programação de Maio

Dia 28/4 – 17h

Cacique Pequena

+ Afoxé

Dia 05/05 -17h

DJ Thaís Araújo

Coco de Caetanos de Cima

DJ Jah Man

Dia 12/05- 17h

DJ Liz

Coco do Pecém
Bonja roots

Dia 19/05 – 15h

Oficina de Maracatu Cearense com Adriano Kanu

DJ Sister Jaam

Coco dos Estevão

DJ Biel Rasta

Dia 26/05 – 15h

Vivência Musical e Corporal com o grupo Coco do Iguape

Djs: Luana campigotto e Josiel Sockingston

Show do grupo Coco do Iguape

Serviço

Encontro dos Povos da Mata com os Povos de Terreiro
Local: Teatro Carlos Câmara – Rua Senador Pompeu 454 – Centro
Dia: sempre aos sábados, a partir das 17h
Entrada Gratuita