Hub Aéreo: Início de operações é marco histórico para turismo e economia do Ceará

3 de maio de 2018 - 19:22 # # # # # #

Thiago Sampaio - Repórter
Carlos Gibaja e Davi Pinheiro - Fotos

Fortaleza recebeu no final da tarde desta quinta-feira (3) os dois primeiros voos diretos vindos de Paris, na França, e de Amsterdam, na Holanda. A chegada das aeronaves da KLM, de Amsterdam; e da Joon/Air France, vinda de Paris, na qual estava o governador Camilo Santana, consolidaram o início das operações do centro de conexões da Air France/KLM/GOL no Aeroporto de Fortaleza. O momento representou um marco histórico para o turismo e a economia do Estado.

“Quero dar as boas vindas a toda a delegação da KLM e Air France. É um dia muito importante para Fortaleza e Ceará, um passo importante na consolidação de um centro de conexões aéreas do Nordeste a partir de Fortaleza. Viemos no voo Paris-Fortaleza. Foi rápido, confortável, tive a oportunidade de conhecer a cabine do piloto e fiquei muito emocionado, tanto que estou segurando até agora a bandeira do Ceará, que é a porta do Brasil. Quero agradecer por toda a parceria e tenho certeza que estamos consolidando um grande projeto”, disse o chefe do Executivo ao chegar no Aeroporto Internacional Pinto Martins.

Com os novos voos, o Governo do Ceará calcula um aumento no número de turistas estrangeiros entre 60 e 70 mil por ano. Ao final de dois anos, o incremento deve ser de cerca de 150 mil turistas, que é a metade do fluxo internacional atual. Já em números domésticos, o hub deve ser responsável por um aumento de 1,5 milhão de passageiros/turistas ao ano.

O prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio, destaca que o hub vai impulsionar os negócios na capital cearense. “É um dia muito significativo e histórico para Fortaleza. Recentemente tivemos a notícia da administração portuária por concessão de uma das maiores empresas do ramo, a Fraport. E agora temos uma ligação direta com o continente europeu através de dois voos. Isso representa na prática a viabilidade do próprio aeroporto, gerando frutos objetivos, e vamos tirar proveito disso gerando oportunidade de emprego, renda, inclusão da população, tendo em vista que novos turistas virão para tirar proveito das nossas belezas”.

O presidente da Gol, Paulo Kakinoff, destaca que este é um momento para ser celebrado. “É um dia muito especial. Hoje é a efetivação de um sonho, que começou a ser embalado há dois anos, se concretizou no aspecto formal há oito meses, depois iniciaram as vendas, e agora estamos vendo a materialização do projeto. A expectativa está sendo agraciada pelo volume de pessoas que estão usufruindo deste hub a partir de hoje, que está funcionando plenamente”.

O sentimento de realização é compartilhado por Jean Marc Pouchol, diretor comercial do grupo Air France/KLM na América do Sul. “É um momento de grande emoção. Podemos ver nossos clientes pela primeira vez, ver nossas aeronaves pousando, sem dúvida é um marco”, disse.

Setores estratégicos

Além do impacto no turismo, o grupo Air France/KLM aponta que as empresas enxergaram como diferenciais de Fortaleza para instalação do centro de conexões fatores como proximidade com a Europa, sendo a Capital porta de entrada para o País; posição estratégica em relação às capitais do Norte e do Nordeste; potencial de desenvolvimento da Economia e do Turismo; modernização do Aeroporto Internacional Pinto Martins.

Hub Aéreo

A partir dessa semana, serão três voos semanais vindos de Paris (Joon/Air France) e três vindos de Amsterdã (KLM). Até o fim deste ano, terão início cinco novas operações para a Argentina (GOL) e duas diárias para os Estados Unidos (GOL), uma para Miami e outra para Orlando. Além dos voos internacionais, a GOL passará a operar 50 voos nacionais por dia.

 

Ouça

Para o governador Camilo Santana, a conquista do hub aéreo é um marco para o Ceará que vai impulsionar o desenvolvimento econômico e o turismo, trazendo mais oportunidades de negócio para os cearenses.

O governador Camilo Santana agradeceu a parceria com as empresas Air France, KLM e Gol e enfatizou que o centro de conexões de voo de Fortaleza está consolidado.

O governador Camilo Santana destacou que a estratégia agora é promover mais ainda o Ceará na Europa e na Ásia, para atrair mais turistas estrangeiros.