Moradores da Aldeota e proximidades recebem unidade do Hemoce

3 de maio de 2018 - 13:48 # # # #

André Victor Rodrigues - Repórter
Thiara Nogueira - Fotos

Os moradores do bairro Aldeota e adjacências, na capital cearense, passam a ter um local perto de casa para realizar doações de sangue. O Governo do Ceará e a Prefeitura de Fortaleza inauguraram, nesta quinta-feira (3), a nova unidade de coleta de sangue do Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará (Hemoce), localizada na Praça Dr. Carlos Alberto Studart Gomes (Praça das Flores), que fica na Avenida Desembargador Moreira. No espaço, também poderá ser realizado o cadastro para doação de medula óssea. A iniciativa faz parte da série de ações do programa Juntos por Fortaleza, parceria institucional firmada entre Estado e Município para investimentos na cidade.

A equipe da unidade prestará atendimento durante três dias na semana, de quinta-feira a sábado, no horário de 8h às 14h. O equipamento tem capacidade para receber até 40 doações de sangue por dia. Com localização central na Regional II de Fortaleza, a Praça das Flores foi escolhida para dar maior comodidade e praticidade aos doadores.

O presidente do Tribunal de Justiça do Ceará, Gladyson Pontes, participou como governador em exercício da cerimônia de entrega, acompanhado do prefeito Roberto Cláudio, do secretário da Saúde, Henrique Javi, da secretária municipal de Saúde, Joana Maciel, da diretora geral do Hemoce, Luciana Carlos, do secretário municipal da Regional II, Ferruccio Feitosa, além de lideranças políticas locais.

Aumento de doadores

Gladyson Pontes destacou que a abertura do novo local ampliará o número de doadores no Estado, com mais eficiência e alcance no trabalho de conscientização e maior adesão a campanhas. “Este é um ato de generosidade e conscientização da população em benefício dos mais necessitados em curar as suas enfermidades. É nesse sentido que os órgãos se unem para melhorar a qualidade de vida das pessoas. Temos aqui uma parceria que certamente irá gerar bons frutos para a cidade de Fortaleza”, disse.

O prefeito Roberto Cláudio complementou lembrando que o Hemoce é referência nacional como banco de sangue e tem grande importância histórica para a saúde pública no Ceará. Com a ampliação de unidades, ele avaliou que os moradores da região terão mais participação no fluxo de doadores da Capital. “A capacidade científica e tecnológica que nós temos hoje, de gerenciar e manejar esse banco de sangue, faz com que a gente busque ainda mais novos doadores. Essa é uma ação que está decentralizando o centro de doação e vai fortalecer o trabalho”.

A construção do Posto de Coleta do Hemoce na Praça das Flores é uma parceria do Governo do Ceará e Prefeitura de Fortaleza com o grupo BSPAR Incorporações, apoio de empresas privadas e organizações.

Ajuda ao próximo

A dona de casa Hélida Veraldo, 58, é vizinha da Praça das Flores. Há muito tempo planejava ser doadora, mas os afazeres do dia a dia não possibilitavam a sua locomoção até o Hemoce. Com a abertura da unidade, enfim conseguiu entrar para o time de doadores e se alegrar por ajudar aqueles que necessitam.

“Eu sempre tive vontade de doar sangue, mas nunca tive a oportunidade. Eu moro aqui perto, então para quem vive na região e não tinha tempo e nem como se deslocar até o Hemoce, agora existe a chance perto de casa para realizar o cadastro e ajudar com doação”, contou.

Locais de doação

Em Fortaleza, as doações ocorrem na sede do Hemoce (Av. José Bastos 3390, no bairro Rodolfo Teófilo) e no Posto de Coleta no Instituto José Frota (IJF), no Centro. No Interior, existem unidades regionais nos municípios de Sobral, Crato, Iguatu, Quixadá e Juazeiro do Norte. Além dos pontos fixos, o Hemoce também conta com o serviço de coleta externa, pelo qual o órgão vai ao encontro da população recebendo os voluntários em diferentes locais do Estado. O centro é responsável atualmente pela cobertura de aproximadamente 8 milhões de pessoas distribuídas nos 184 municípios.

Confira o calendário de doações

Abastecimento

Uma bolsa de sangue pode salvar até quatro vidas. O sangue doado no Hemoce abastece mais de 450 serviços de saúde como UPAs, Policlínicas e Clínicas de Hemodiálise salvando a vida de pacientes que precisam de transfusão de sangue.

Como se tornar doador

Para ser um doador de sangue é preciso estar saudável, bem alimentado, ter mais de 50 kg, ter entre 16 e 69 anos e apresentar um documento oficial e original com foto. Os menores de 18 anos precisam apresentar o termo de consentimento, disponível para download no site do Hemoce (www.hemoce.ce.gov.br).

 

Ouça

O desembargador Gladyson Pontes, governador em exercício na ocasião, destacou que a abertura do novo local ampliará o número de doadores no Estado, com mais eficiência e alcance no trabalho de conscientização e maior adesão a campanhas.