Hospital de Messejana orienta sobre os cuidados com a asma grave

4 de maio de 2018 - 17:31 # #

Jessica Fortes - Assessoria de Imprensa do Hospital de Messejana
(85) 98786.7498

Para comemorar o Dia Mundial da Asma, celebrado em 5 de maio, o Hospital de Messejana Dr. Carlos Alberto Studart Gomes realizará um evento para pacientes do Programa de Controle da Asma Grave e de Difícil Controle (Procan). A ação acontecerá no dia 8 de maio, no auditório “A” da Instituição, às 8h, e tem como objetivo conscientizar os usuários sobre os principais cuidados relacionados à doença.

A equipe multidisciplinar do Procan ministrará palestras para os pacientes, com a participação de pneumologistas, enfermeiros, farmacêuticos e nutricionistas. As orientações, voltadas para o controle da doença, mostrarão como deve ser o ambiente em que o asmático vive, como administrar a medicação de forma correta e sobre a importância do controle do peso.

Atualmente, dois mil pacientes são atendidos pelo Programa de Controle da Asma Grave e de Difícil Controle do Hospital de Messejana, que conta com uma equipe de profissionais de saúde altamente capacitada para tratar pacientes com problemas mais complexos relacionados à asma.
A proposta do Programa é oferecer mais qualidade de vida aos pacientes. “Com o acompanhamento médico e seguindo o tratamento corretamente, é possível diminuir as crises asmáticas, consequentemente diminuímos também as internações. Com esse evento, nós queremos ressaltar a importância dos cuidados que a doença requer”, lembra a pneumologista e coordenadora do Procan, Isaura Espínola.

Sintomas da Asma

A asma é uma doença crônica que ocorre por conta da inflamação das vias respiratórias. Os sintomas da asma na criança, assim como no adulto, são recorrentes, ou seja, não estão presentes o tempo todo. Há períodos em que o paciente apresenta falta de ar, chiado no peito, secreção e um pouco de tosse. Estes sintomas aparecem em diferentes circunstâncias e intensidades e em geral, estão relacionados com mudanças de temperatura, contatos com substâncias irritantes, alérgenos, poeira, ou são desencadeados por exercícios físicos ou estresse.

Os principais sinais de alerta são:

– Tosse seca persistente – principalmente à noite;
– Sibilância (chiado no peito);
– Respiração mais rápida do que o normal;
– Falta de ar;
– Cansaço físico;
– Sensação de aperto ou dor no peito.

Como ter acesso ao PROCAN:

O paciente deve buscar atendimento em um posto de saúde para diagnosticar o tipo de asma. No caso de a asma ser dos tipos grave ou de difícil controle, será encaminhado ao Hospital de Messejana.