PGE é mediadora de Seminário Internacional

4 de maio de 2018 - 15:11 # # # # #

Daniela Negreiros - Assessoria de Comunicação da Procuradoria-Geral do Estado (PGE)

A Procuradoria-Geral do Estado do Ceará (PGE), por meio do procurador-geral, Juvêncio Vasconcelos Viana, participa do Seminário Internacional ” Solução Extrajudicial de Conflitos: Arbitragem, Mediação e Conciliação”. O evento será realizado no dia 08 de maio, às 14 horas, na sala de defesa da pós-graduação da Universidade Federal do Ceará (UFC).

O seminário é uma iniciativa da coordenação da pós-graduação da Faculdade de Direito da UFC, que tem se preocupado com temas e aproximação com instituições internacionais. O objetivo é apresentar mecanismos de gestão de conflitos e proporcionar o aprimoramento de conhecimentos sobre formas alternativas, oportunizar a integração e o intercâmbio de experiências entre os participantes e contribuir para a divulgação da cultura da negociação, conciliação, mediação e arbitragem como formas eficazes de pacificação social.

A palestra magna será proferida pelo doutor Manuel Alejandro Gomez, professor associado e vice-diretor da Faculdade de Direito da Universidade Internacional da Flórida, membro fundador da Miami International Arbitration Society (MIAS), do Conselho da Secção de Direito Internacional da Florida Bar e do Conselho Acadêmico do Instituto de Arbitragem Transnacional (ITA).

De acordo com o procurador-geral e mediador do evento, dentre os meios extrajudiciais de solução de conflitos (Mesc), os mais conhecidos e usuais são a arbitragem, a conciliação, a negociação e a mediação, cada um oferecendo inúmeras vantagens sobre o método judicial tradicional, funcionando como métodos alternativos ou não-convencionais de resolução de conflitos. “O intuito é discutir no meio jurídico-acadêmico os avanços no acesso e na agilidade da prestação jurisdicional alcançados com a utilização da arbitragem e da mediação, bem como as perspectivas diante de um marco legal da mediação e de alterações da atual lei de arbitragem, que ampliaram o seu campo de aplicação”, disse Juvêncio Viana.

Serviço

Data: 08 de maio de 2018.
Horário: 14:00 h
Local: Sala de defesa da pós-graduação da UFC