Porto Iracema das Artes convoca coletivos de mulheres para articular ações na Escola

4 de maio de 2018 - 11:44 # # # #

Raphaelle Batista - Ascom / Porto Iracema das Artes
Joyce S. Vidal / Yuri Juatama - Fotos

Encontro será no dia 8 de maio, às 19h, no auditório do Porto

No ano em que a escola orienta eventos e formações a partir das “Poéticas do Feminino” Porto Iracema das Artes faz uma convocatória aos coletivos de mulheres do Ceará para trocar experiências e formular, juntos, possíveis ações que tenham o foco na mulher e suas questões no trabalho, na arte e no cotidiano. O encontro será na próxima terça-feira, 8 de maio, às 19h, no auditório do Porto Iracema das Artes, e é aberto a todas as interessadas.

Segundo a diretora de formação e criação do Porto Iracema das Artes, Bete Jaguaribe, a ideia do encontro é saber de que forma a experiência dessas mulheres pode contribuir para potencializar as práticas do Porto. “É um desejo de conversar, saber sobre essas poéticas, construir parcerias. A nossa expectativa é realmente construir vínculos, fortalecer relações com as experiências que acontecem fora do Porto para potencializar nosso diálogo com a cidade de Fortaleza e o estado do Ceará”, explica.

Segundo o coordenador do Programa de Formação Básica do Porto, Edilberto Mendes, a ideia da convocatória surgiu no processo de avaliação dos percursos formativos em andamento. “Observamos que várias de nossas alunas, em todas as áreas, atuam em coletivos que se autodenominam feministas ou estão de alguma forma engajadas na discussão sobre o feminino, seja em trabalho, estudos e/ou processos criativos e colocam essa questão como um operador no seu próprio processo formativo aqui no Porto”, diz.

“Poéticas do Feminino”

Desde 2016, o Porto Iracema das Artes elege um tema norteador a ser aprofundado na formação e nas ações de toda a escola, especialmente no Programa de Formação Básica. Em 2016, as “Narrativas” foram o eixo escolhido e, em 2017, tiveram destaque as discussões sobre as “Utopias”.

SOBRE A ESCOLA

O Porto Iracema das Artes é uma escola de criação e formação em artes do Governo do Estado do Ceará/ Secretaria da Cultura, sob a gestão do Instituto Dragão do Mar (IDM). Criada em 29 de agosto de 2013, desenvolve processos formativos nas áreas de Música, Dança, Artes Visuais, Cinema e Teatro, com a oferta de cursos básicos e técnicos, além de Laboratórios de Criação. Todas as ações oferecidas são gratuitas.

SERVIÇO

O que: Porto Iracema das Artes convoca coletivos de mulheres para articular ações na Escola
Quando: Dia 8 de maio, às 19h
Onde: Auditório do Porto (Rua Dragão do Mar, 160, Praia de Iracema)
GRATUITO E ABERTO AO PÚBLICO