Sobral reduz taxa de homicídios em 57,14%

4 de maio de 2018 - 16:16 # # #

Giuliano Vandson - Ascom / Vice-governadoria

O Pacto por um Ceará Pacífico já vem dando bons resultados no município de Sobral, na região Norte do Ceará. No mês de abril, o município reduziu os homicídios em 57,14% em comparação ao mesmo período do ano anterior. Os números são da Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (Ciops) e representa uma das maiores redução de homicídios no Estado.

“Diversas instituições e atores estão empenhados nesse processo de redução de homicídios e prevenção de violência como um todo. A gente fica satisfeito com esses números e na expectativa de que essa redução se mantenha.”, disse a coordenadora do Ceará Pacífico em Sobral, Andreza Coelho.

No total, foram registrados 112 homicídios em Sobral no ano passado. Somente em abril de 2017 houve 14 mortes. Redução significativa, se comparada aos seis homicídios ocorridos em abril deste ano.

Para o comandante da Unidade Integrada de Segurança (Uniseg) de Sobral, tenente Marcos Paulo da Costa, o trabalho está apenas começando. “A nossa meta é ousada. Queremos transformar Sobral no município mais pacífico do Ceará. E os números mostram que a estratégia vem dando resultados, já que estamos indo na contramão do restante do paí, onde a violência só aumenta”.

A estratégia referida pelo tenente Marcos Paulo é traçada nas reuniões do Comitê Deliberativo do Ceará Pacífico de Sobral, comandado pelo prefeito da cidade Ivo Gomes. Nos encontros, são discutidas ações intersetoriais entre os órgãos que fazem parte do Pacto, como a Prefeitura de Sobral, Vice-Governadoria, Defensoria Pública, Ministério Público e Tribunal de Justiça.

Bom relacionamento com a comunidade

Um dos fatores que contribuem para a redução da violência em Sobral é a boa convivência entre a polícia e a população. “Uma das nossas linhas de trabalho é o policiamento comunitário. Por meio de um diálogo franco, a população nos informa os locais mais perigosos. Dessa forma, montamos nosso planejamento, levando segurança para onde as pessoas mais precisam”, disse o tenente Marcos Paulo.

Os roubos também sofreram uma redução de 11,11% no comparativo entre o primeiro trimestre de 2017 e o de 2018. Se for levando em consideração apenas o mês de abril do ano passado (217 roubos) com o mesmo mês deste ano (143 roubos), a porcentagem de redução chega a 34,1%.

Núcleo de investigação de homicídios e latrocínios

Em outubro de 2017, Sobral ganhou um Núcleo de investigação de homicídios e latrocínios, que atua de maneira diferenciada. Os Policiais Civis lotados no setor passaram por um treinamento em Fortaleza, ministrado por representantes da Secretaria Nacional de Segurança Pública. Não há atribuições específicas, nem horário fixo, com o objetivo de resolver os casos de homicídios e latrocínios o mais rápido possível.

“Recebemos os inquéritos de 2017 vindos das delegacias municipais que, à época, apresentavam índice de resolutividade abaixo de 20%. Nós subimos essa porcentagem para 43%, e esperamos chegar a 60% até o meio deste ano. É importante frisar que dos 13 últimos homicídios deste ano já desvendamos 10”, disse o delegado do Núcleo de Homicidios de Sobral, Paulo Vicente.

Ceará Pacífico em Sobral

O Território do Ceará Pacífico no município compreende os bairros Vila União, Terrenos Novos e Nova Caiçara. Nestas regiões, o Governo do Ceará e a Prefeitura de Sobral investem em ações sociais com enfoque especial na redução da violência, e em parceria com a comunidade. Também estão sendo realizadas obras de pavimentação, arborização, padronização de calçadas, sinalização vertical e horizontal e iluminação, além da instalação de câmeras de videomonitoramento. Para atuar no território, foi criado, pela Prefeitura, uma Unidade de Gerenciamento de Projetos de Prevenção à violência para atuar no território.