Limoeiro do Norte ganha sistema de videomonitoramento e BPRaio

5 de maio de 2018 - 07:46 # # # #

Lúcio Filho - Gestor de Rádio
Tiago Stiller - Fotos

O Governo do Ceará inaugurou, nesta sexta-feira (4), o sistema de videomonitoramento integrado de segurança do município de Limoeiro do Norte. A solenidade foi presidida pelo governador Camilo Santana que, na ocasião, também instalou oficialmente o Batalhão de Policiamento de Rondas e Ações Intensivas e Ostensivas (BPRaio) no município.

Limoeiro do Norte é a décima cidade do Ceará a receber o sistema de videomonitoramento integrado de segurança. Aracati e Beberibe (Litoral Leste), Aquiraz, Horizonte, Cascavel, Eusébio e Caucaia (RMF), Morada Nova (Jaguaribe) e Juazeiro do Norte (Cariri) foram outras cidades acima de 50 mil habitantes contempladas.

Serão 15 câmeras dispostas pela cidade – entre as com giro 360 graus, as com tecnologia para ler placas de veículos, além de uma câmera interna na sala de videomonitoramento.

“São câmeras de aproximação, com qualidade de imagens inclusive a noite, estamos oferencendo o que há de melhor para a segurança pública no Ceará e damos um recado aos bandidos: o Ceará está preparado para colocar a bandidagem na cadeia ou para correr daqui”, enfatizou o governador.

O projeto de videomonitoramento prevê a instalação de cerca de 700 câmeras em 38 cidades com população acima de 50 mil habitantes do Ceará. O investimento anual do Governo do Ceará na disposição das câmeras e operação do serviço é da ordem de R$ 20 milhões para as 38 cidades. A central de Fortaleza tem acesso a todas as câmeras.

“Nós contratamos o serviço. Então a empresa que fornece o serviço se responsabiliza pela manutenção das câmeras e isso gerou uma importante economia para o Estado do Ceará”, explicou o governador.

A central de videomonitoramento fica na sede de Companhia de Policiamento da cidade. O governador Camilo Santana visitou a sede da companhia para acompanhar de perto o sistema de videomonitoramento e também o Batalhão do Raio.

Limoeiro do Norte é a 22ª cidade a receber o Batalhão do Raio, grupamento de polícia motorizada, em sua segunda fase de interiorização. São 42 homens, 16 motos e uma viatura. O investimento é de R$ 900 mil. A sede exclusiva do Batalhão foi construída em parceria com a Prefeitura.

O reforço do BPRaio integra a segunda fase de ampliação do batalhão especializado, após a regionalização que instalou nove bases em cidades-polo do Interior. Aquiraz, Aracati, Eusébio, Maranguape, Maracanaú, Horizonte, Caucaia, Beberibe, Cascavel, Morada Nova, Crato e Acaraú já receberam o BPRaio nesta segunda fase da interiorização.

O secretário da Segurança Pública, André Costa, destacou as realizações do Governo do Ceará na área da segurança pública em Limoeiro do Norte, como a entrega de viaturas, o quartel do Corpo de Bombeiros e o aumento do efetivo com a chegada do BPRaio. “Somos acima de tudo servidores públicos e temos que agir com respeito mas diante de bandidos, temos que agir com autoridade”, destacou o secretário.

“Recebam muito bem os policiais do Raio, pois eles estão aqui para ajudar e complementar o trabalho da polícia ostensiva em Limoeiro do Norte”, apelou o governador Camilo Santana ao final da solenidade.

Ivan Pereira Gomes é morador de Limoeiro do Norte e acompanhou toda a solenidade. Ele comemorou o reforço na segurança do município. “É uma coisa muito boa para a nossa comunidade, com mais policiais e com o monitoramento 24 horas, vai ser muito bom para o cidadão de bem”, comemorou.

O soldado Valdete Bezerra tem o desafio de compor o Batalhão do Raio em Limoeiro do Norte. “De nós a população pode esperar determinação e empenho para garantir a segurança do município e os cidadãos de bem”, garantiu.

Compareceram à solenidade, o presidente da Assembleia Legislativa, Zezinho Albuquerque, o secretario adjunto do Esporte, Marcos Lage, os comandantes da PM, Ronaldo Viana, e dos Bombeiros, Heraldo Pacheco, o delegado geral da Polícia Civil, Everardo Lima, além de lideranças políticas.

Investimentos em Limoeiro do Norte

Entre os investimentos do Estado que o governador Camilo Santana destacou em Limoeiro do Norte estão a escola profissionalizante e a areninha de Limoeiro do Norte. “Vamos concretizar o sonho da recuperação da estrada do Bixopá para o Vale do Jaguaribe, dentro do Programa Ceará de Ponta a Ponta”, afirmou o governador.

 

Ouça

O governador Camilo Santana destacou o importante reforço que a segurança pública em Limoeiro do Norte passa a contar a partir de agora.

O secretário da Segurança Pública, André Costa, ressaltou o apoio do Estado aos policiais e enfatizou a importância da colaboração da população e o bom atendimento a ela.

O  governador aproveitou a oportunidade para anunciar a recuperação da estrada do Bixopá para o Vale do Jaguaribe, dentro do Programa Ceará de Ponta a Ponta. Camilo Santana ainda citou outros investimentos que estão em andamento na região.