Ipece passa a publicar Radar de Serviços

8 de maio de 2018 - 17:15

Radar de Serviços é mais um trabalho que passa a ser publicado pelo Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (Ipece), órgão vinculado à Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag) do Governo do Ceará. Produzido a partir de um amplo conjunto de indicadores para a economia cearense em um comparativo nacional, o Radar de Serviços, segundo o analista de Políticas Públicas e autor do trabalho Daniel Suliano, da diretoria de Estudos Econômicos do Instituto, objetiva monitorar o acompanhamento conjuntural da atividade de maior participação no Produto Interno Bruto (PIB) do Estado.

Ele explica o Radar de Serviços tem como base a Pesquisa Mensal dos Serviços (PMS) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que visa à produção de indicadores de acompanhamento conjuntural do setor de serviços do país. Iniciada em janeiro de 2011 com indicadores a partir de janeiro de 2012, a pesquisa investiga a Receita Bruta de Serviços nas empresas formalmente constituídas, com 20 ou mais pessoas ocupadas, tendo como principal atividade serviços não financeiros, excluídas as áreas de saúde e educação.

Os indicadores são produzidos para os seguintes grupos de atividade: serviços prestados às famílias; serviços profissionais, administrativos e complementares; serviços de informação e comunicação; serviços auxiliares aos transportes e correio; e outros serviços. Além desses indicadores, o IBGE também divulga um agregado especial, o Índice de Atividades Turísticas (IATUR), calculado para 12 unidades da federação e Distrito Federal, constituído a partir de dez agrupamentos de atividades, sem desagregação. O novo produto tem a colaboração de Aprígio Botelho, assessor Técnico da Diretoria de Estudos de Gestão Pública (Digep) do Ipece.

 

Acesse aqui o Novo Radar de Serviços