Mais 650 policiais civis vão reforçar a segurança pública a partir de junho

8 de maio de 2018 - 16:26 # # #

Fhilipe Augusto - Repórter
José Wagner - Fotos

A segunda turma de aprovados no concurso público da Polícia Civil do Ceará, realizado em 2015, vai se formar na primeira quinzena do próximo mês de junho. A informação foi dada pelo governador Camilo Santana, nesta terça-feira (8), durante o tradicional bate-papo com a população, em sua página no Facebook. Serão mais 650 policiais civis, entre delegados, inspetores e escrivães.

“A formação dessa turma que convoquei será na primeira quinzena de junho e imediatamente serão convocados para trabalhar nas delegacias dos municípios cearenses. Portanto, a partir de junho, teremos quase 650 novos policiais civis já atuando para garantir mais segurança para a população cearense”, destacou o chefe do Executivo.

A primeira turma do concurso, que já está atuando, formou 650 policiais, o que totaliza um reforço de cerca de 1.300 profissionais para a Polícia Civil. O governador aproveitou a ocasião para citar outros investimentos que o Ceará vem fazendo na segurança pública. “A gente tem procurado fazer os investimentos necessários. Já contratamos quase 9 mil policiais. Os últimos 2.700 estão ainda na Academia de Segurança Pública. Estamos implantando o Batalhão do Raio em cidades do Interior e dobrando o número de equipes na Capital. Já estamos conseguindo alguns indicadores importantes. Os jornais anunciaram que reduzimos cerda de 40% o número de roubos e furtos no Centro de Fortaleza. Estamos prendendo mais, apreendendo mais armas, conseguimos reduzir o número de mortes nos últimos dois meses. Isso é fruto do aumento do efetivo da polícia, da compra de equipamentos”, disse.

Perguntas e respostas

Questionado pelo internauta Igor Cavalcante sobre a obra de Transposição das Águas do Rio São Francisco, Camilo Santana informou que está acompanhando de perto. “Estive em Brasília com o ministro da Integração, Hélder Barbalho, onde tínhamos feito uma cobrança sobre a lentidão da empresa antiga e já houve a mudança. Já recebi fotos inclusive da nova empresa cadastrando funcionários. Eles já começaram o trabalho. O compromisso é que a obra funcione em três turnos. Já combinei com o ministro uma visita à obra. No máximo, em agosto, vamos ter condição de liberar água para chegar ao Ceará. Nós já estamos concluindo o trecho que vai receber as águas para enviar ao açude Castanhão e consequentemente garantir que, de Fortaleza ao Cariri, a gente tenha garantia de água” concluiu.

Graça Queiroz solicitou ao governador ajuda à Santa Casa de Misericórdia de Fortaleza. Camilo Santana informou que, recentemente, foram liberados R$ 10 milhões. “Fiz esse anúncio semana retrasada. Preciso de uma autorização legislativa e já enviei uma lei para a Assembleia Legislativa. Esse recurso é para garantir que ela não feche e continue atendendo milhares de cearenses. A Santa Casa é um patrimônio do povo de Fortaleza e do Ceará e, no que depender de mim, nós vamos ajudar”, enfatizou.

Respondendo ao internauta Matheus Nogueira, Camilo Santana comunicou que está trabalhando para conseguir novos voos regionais para aeroportos cearenses. “Nós inauguramos o aeroporto de Jericoacoara, que começou com um voo por semana e agora já são 10. Estamos negociando voos de São Paulo para Aracati. Semana que vem vou estar em São Paulo com o presidente da Gol Linhas Aéreas anunciando novos voos regionais. Por exemplo, você vai poder sair de São Paulo, fazer uma conexão em Fortaleza e seguir para Aracati”, detalhou.

Próximos compromissos

Na manhã da próxima quinta-feira (10), Camilo Santana informou que estará em Iguatu para a inauguração da Escola de Ensino Médio Maria Dauréa Mota. No mesmo dia, à tarde, o governador participará do aulão do projeto “Saúde Bombeiros e Sociedade”, no Quartel dos Bombeiros, em Fortaleza.

Na sexta-feira (9), ao lado do prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio, Camilo Santana vai assinar a ordem de serviço para o pacote de reforma de praças da Capital, que faz parte do programa Juntos por Fortaleza. Às 16 horas, o chefe do Executivo recebe a Medalha do Mérito Judiciário Clóvis Beviláqua, no Tribunal de Justiça do Ceará.

A agenda oficial do governador segue na manhã de sábado (10), quando será implantado o Batalhão do Raio e o sistema integrado de segurança de videomonitoramento em Quixeramobim. À tarde, Camilo Santana inaugura a areninha de Camocim.