Últimos dias para se inscrever em oficina de criação musical para teatro com João Falcão

8 de maio de 2018 - 10:51 # # #

Raphaelle Batista - Assessoria de comunicação do Porto Iracema das Artes
(85) 99700-1050 / 98156-6472 / 3219.5865 / 3219.5842 -

Além da oficina, o diretor pernambucano fará masterclass. As atividades acontecerão nos dias 25 e 26 de maio

O diretor teatral pernambucano João Falcão, um dos maiores nomes do teatro musical do País, vem a Fortaleza nos dias 25 e 26 para realização de masterclass e oficina, ambas no Porto Iracema das Artes. Com o tema “Teatro e Canção Brasileira”, a masterclass será no dia 25 de maio, no auditório da Escola, aberta a todos os interessados. Já a oficina “Jogos de Criar” acontecerá no dia seguinte, 26, e tem a proposta de instigar os alunos a criar quadros cênicos a partir de músicas. As duas atividades são gratuitas.

Com carga horária de cinco horas, a oficina acontecerá no dia 26 de maio, das 14h às 19h, no CENA 15, e lançará aos participantes o desafio de responderem as perguntas “Quem Canta? Para Quem? Por quê?”. Podem participar artistas e interessados pela temática em geral.

Estão disponíveis 35 vagas, que serão preenchidas em processo seletivo. Para participar, os interessados devem enviar um vídeo de, no máximo, três minutos em que o candidato justifica seu interesse em participar da formação. O link do vídeo, com acesso aberto, deve ser inserido no local indicado na ficha de inscrição, que estará disponível até 11 de maio, na aba Inscrições do site do Porto: http://www.portoiracemadasartes.org.br/. O resultado final será divulgado dia 21 de maio.

 

Sobre a masterclass

A masterclass, no dia 25, contará com as presenças da cantora Isadora Melo e do músico Rafael Marques, artistas que trabalharam em musicais assinados por João Falcão. Isadora Melo fez “Gabriela” e “Dorinha, meu amor”, dois trabalhos recentes do diretor. Além de compartilhar suas vivências no trato com a música para o teatro e do teatro para a música, Falcão vai dar exemplos musicais com a participação dos convidados.

João Falcão vai abordar, ainda, passagens do processo criativo de peças como “A Máquina”, “A Dona da História”, “As Aventuras de Zé Jack e Seu Pandeiro”, “Gonzagão, A Lenda”, “Gabriela, Um musical”, “Dorinha, meu Amor”, entre outras.

A masterclass é aberta ao público, sem necessidade de inscrição prévia.

 

Sobre João Falcão

Nasceu na Usina Tiúma, Zona da Mata de Pernambuco, em 1958. Estreou em teatro como ator e músico em Recife com “Morte e Vida Severina” em 1980, sob a direção de Rubem Rocha Filho e Mônica Japiassu. Como autor e diretor teve sua primeira experiência também em Recife com a revista musical “Muito pelo Contrário” em 1981. Seguiu carreira em Recife como dramaturgo, diretor de teatro e publicitário, até se mudar para o Rio de Janeiro em 1995, onde fez teatro, cinema, televisão e música. Seus trabalhos mais conhecidos são “A Ver Estrelas”, “Mamãe Não Pode Saber”, “A Dona da História”, “Uma Noite na Lua”, “A Máquina”, Comédia da Vida Privada,” “Auto da Compadecida”, “Lisbela e o Prisioneiro”, “Sexo Frágil”, “Clandestinos”, “Gonzagão, a Lenda” e “Gabriela, um musical”.

 

SERVIÇO

O quê: Masterclass “Teatro e Canção Brasileira” com o dramaturgo e diretor de teatro João Falcão
Quando: sexta-feira, 25 de maio, às 19h
Onde: Auditório do Porto Iracema das Artes (Rua Dragão do Mar, 160, Praia de Iracema)
GRATUITO e aberto ao público

O quê: Oficina “Jogos de Criar” com o dramaturgo e diretor de teatro João Falcão
Quando: sábado, 26 de maio, das 14h às 19h
Onde: Cena 15 (Rua José Avelino, 465, Praia de Iracema)
Inscrições para oficina: Até 11 de maio, na aba INSCRIÇÕES de http://www.portoiracemadasartes.org.br | Envio de link para vídeo no próprio formulário
GRATUITO