Ceará vai contar com instrumento de pesquisa e estratégia para a redução da violência

11 de maio de 2018 - 13:41 # # #

Antônio Cardoso - Comunicação Institucional

A política de segurança pública cearense passará a contar com um novo e importante instrumento. O Governo do Ceará propôs e a Assembleia Legislativa aprovou, nesta quinta-feira (10), a criação da Superintendência de Pesquisa e Estratégia de Segurança Pública. O órgão terá como objetivo a realização de pesquisas, estudos, projetos estratégicos e análise criminal.

A Supesp nasce como um órgão da administração direta estadual com autonomia orçamentária e funcional vinculada à Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS). Integra as ações do Pacto por um Ceará Pacífico e visa aprimorar a análise de índices criminais e a produção de pesquisas mais aprofundadas. A atuação básica se dará através de órgãos de direção superior, execução programática e de execução instrumental.

A criação da Supesp se justifica na medida em que um dos problemas enfrentados em todo o País é que a segurança pública tem uma infinidade de dados que, muitas vezes, não são sequer analisados e tampouco aprofundados. “A criação da Supesp é uma forma de ampliar a estrutura de estatística e análise criminal da SSPDS, além de uma forma de aumentar a capacidade de estudos nessa área”, aponta o titular da SSPDS, André Costa.

Com a medida, segundo André, será possível qualificar melhor o debate da segurança no Ceará. “Poderemos ir além do que já fazemos hoje, que é ter as estatísticas já referenciadas por hora e por tipo de ocorrência, as diversas formas que elas são selecionadas, mas, além disso, teremos um estudo mais aprofundado em cima dessas estatísticas, produzindo conhecimento e o difundindo aqui no Ceará e em todo País”.