Dia das Mães: apoio das mães é fundamental na recuperação da saúde mental

11 de maio de 2018 - 14:40

Milena Fernandes - Assessoria de Comunicação do Hospital de Saúde Mental

Há mais de dez dias que a dona de casa Marleide Cunha Braga, 47, tem se dedicado exclusivamente à filha mais velha, J.C.B, 27, diagnosticada com transtorno afetivo bipolar. Depois de perceber algumas mudanças no comportamento da filha e presenciar uma forte crise, Marleide resolveu fazer as malas e vir para a capital. Elas moram no distrito de Castanhão, no município de Alto Santo, a 253 km de Fortaleza. No Hospital de Saúde Mental Professor Frota Pinto (HSM), do Governo do Ceará, ela está encontrando o atendimento que precisava para tratar a saúde da filha.

Atualmente, ela está internada e recebe atendimento psiquiátrico. “A primeira crise aconteceu quando tinha 14 anos, mas logo ficou boa. O problema voltou a acontecer recentemente, depois que ganhou bebê. A gravidez também foi bem complicada, pois vivia preocupada e ansiosa. Um dia após o parto, tudo piorou. Ela não conseguiu mais dormir e ficou muito agitada”, revela.

Sempre ao lado da filha, Marleide diz que esses dias têm sido muito cansativos, mas que jamais deixaria de ficar ao lado dela nesse momento. “O meu desejo é que ela fique bem, não tem cansaço que faça eu desistir de acompanhá-la aqui no hospital. Meu maior presente é poder voltar para a casa com minha filha curada”, afirma.

Para Clessijhane Rodrigues Almeida, 35, mãe de três filhos, a rotina também não é das mais fáceis. Uma das filhas, pré-adolescente de 12 anos, é atendida pelo Núcleo de Atenção à Infância e Adolescência (NAIA) do HSM. “Aqui tenho encontrado ajuda para tratar o problema da minha filha. Ela tem déficit de atenção, é muito tímida e tem dificuldade de aprendizagem na escola. Com o atendimento realizado aqui, ela vem progredindo”, conta.

Para ajudar a filha nesse progresso, Clessijhane nunca deixou de procurar ajuda dos profissionais especializados. Sempre leva a menina às consultas com psicopedagogos, psicólogos e onde for necessário para que fique bem. “Ela se esforça muito, tem muita vontade de vencer esses desafios e eu luto com ela, chego até a chorar com ela, não saio de perto e não desisto dela. Tenho certeza que vamos vencer e superar tudo isso”, explica a mãe da paciente.

Acompanhamento familiar

A diretora geral do HSM, Magaly Ferreira Mendes, comenta que é muito importante essa participação da mãe junto ao paciente. “O acompanhamento familiar traz muitos benefícios para o paciente internado e para os que buscam atendimento ambulatorial no HSM. O paciente que conta com suporte familiar, terá uma chance muito maior de apresentar uma evolução positiva durante o tratamento”, explica.

Esse acompanhamento ambulatorial com consultas marcadas, exames e distribuição de medicamentos é oferecido a mais de 1.600 pacientes por mês. Na emergência são atendidos cerca de 1.700 pacientes mensalmente e na internação, a média mensal é de 193 pacientes. O Hospital de Saúde Mental é referência para o atendimento em psiquiatria no estado do Ceará.

Além de ser referência no tratamento de doenças mentais, o Hospital de Saúde Mental se destaca também como unidade de ensino e pesquisa, formando médicos psiquiatras de várias instituições de ensino de medicina do Ceará e de outros estados brasileiros. A Residência em Psiquiatria do HSM é referência em todo o norte e nordeste do país.

Atendimento no HSM

Atualmente, o Hospital de Saúde Mental conta com emergência 24 horas, ambulatórios de especialidades, dois hospitais-dia com sessenta leitos distribuídos no atendimento a psicóticos e dependentes químicos, um Núcleo de Atenção à Infância e Adolescência (Naia), uma unidade de desintoxicação (álcool e outras drogas) com 20 leitos masculinos e quatro Unidades de Internação, duas masculinas e duas femininas com quarenta leitos cada.