Dia das Mães: Mulher realiza sonho e tem primeiro filho aos 41 anos

11 de maio de 2018 - 15:01 # # #

Cristiane Bonfim/ Marcus Sá / Helga Rackel - Assessoria de Comunicação da Sesa

De uma família de seis filhos, Maria Ivanilde Araújo Cruz é a única mulher. Natural de Apuiarés, município da região norte do Ceará, ela mora há 20 anos em Fortaleza. Em 2015, casou-se e trouxe o pai para morar com ela na Capital. Três anos depois, aos 41 anos, Ivanilde dá à luz ao seu primeiro filho. Kaleby nasceu na última segunda-feira, 7 de maio, no Hospital e Maternidade José Martiniano de Alencar (HMJMA), do Governo do Ceará. “Estou muito feliz, realizada”, comemora.

Ivanilde sempre sonhou em ser mãe. O trabalho como babá e os cuidados com o pai já davam o tom da maternidade ao dia a dia dela, que tinha dificuldade de engravidar. “Tenho dois miomas e estava me preparando para a cirurgia, fiz todos os exames pré-operatórios. Quando me ligaram para a cirurgia, eu tive que adiar porque estava grávida. Foi um ano tentando engravidar”, relembra com alegria.

Devido à idade e aos miomas, Ivanilde foi avaliada como gestante de alto risco e recebeu acompanhamento especializado no Hospital Geral de Fortaleza (HGF), também do Governo do Ceará. “Fiz todo o meu pré-natal no posto e no HGF”, ressalta a nova mãe, reconhecendo a importância do acompanhamento médico para uma gestação sadia para ela e o bebê. Sem apresentar riscos, Ivanilde foi encaminhada para a maternidade do Hospital José Martiniano, onde Kaleby nasceu com 54cm e pesando 3.730g, um menino forte e sadio. “Ele é calmo, só acorda para mamar”, fala embalando o bebê no colo.

Vencendo o preconceito que sofria por causa da idade, Ivanilde acreditou e conseguiu realizar seu sonho. “É ter calma, paciência e não desistir, que consegue”, enfatiza. Agora, mãe e filho preparam-se para receber alta e passar o domingo em casa. “No Dia das Mães, quero estar em casa. Meu marido já arrumou tudo”, fala.

Homenagem às mães

Na quarta-feira, 9, a equipe multidisciplinar da maternidade do HMJMA preparou uma homenagem às mães internas. Os profissionais organizaram um momento de descontração com apresentação musical, distribuição de chocolates e lembrancinhas, além de orientarem às novas mamães sobre saúde materno-infantil.

Estrutura

Este ano, até o mês de abril, o Hospital e Maternidade José Martiniano de Alencar realizou 538 partos, sendo 250 normais e 288 cesáreas. Destes, 155 só no mês passado. O HMJMA funciona como retaguarda de emergência obstétrica para o HGF e o Hospital Geral Dr. César Cals (HGCC). Incorporado à estrutura da Secretaria da Saúde do Estado em 2011, o antigo Hospital da Polícia Militar possui atualmente 34 leitos, equipada com 10 leitos de berçário de médio-risco e 24 para obstetrícia.

A equipe médica é composta por obstetras, neonatologistas, anestesistas, fonoaudióloga, enfermeiras e técnicas de enfermagem, para melhor atender as gestantes da rede saúde pública. São realizados exames como a triagem neonatal (teste do pezinho), teste do reflexo vermelho (teste do olhinho), oximetria de pulso (teste do coraçãozinho), triagem auditiva neonatal (teste da orelhinha) e teste da linguinha, que poderá detectar eventuais problemas de fala no bebê.