Orquestras no parque: Secult e Sema homenageiam as mães neste domingo (13)

11 de maio de 2018 - 14:45 # # #

Ivna Girão / Lucas Benedecti / Paula Candice - imprensasecultce@gmail.com /

Neste domingo (13), às 16h30, o Parque do Cocó receberá uma nova apresentação do Programa “Orquestras no Parque”. Trata-se do show com a Orquestra Infanto Juvenil da Fundação Raimundo Fagner, de Orós. A atividade realizada no domingo das mães, é gratuita, voltada para todas as idades e visa a difusão e valorização da música instrumental do Ceará, dentro do segmento de Orquestras, como fortalecimento da Rede Estadual de Bandas do Ceará. Sendo resultante de uma parceria interinstitucional do Governo do Ceará, o programa reúne a Secretaria de Meio Ambiente (Sema), a Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult) e a Casa Civil.

Ao todo, serão 6 apresentações artísticas com orquestras cearenses compostas por crianças, jovens e adultos que, de 15 abril a 24 junho de 2018, sempre aos domingos, de 16h30 às 18h, no anfiteatro do Parque do Coco, apresentarão um repertório plural. Para este domingo, 13/5, o público poderá conferir a Orquestra Infanto Juvenil da Fundação Raimundo Fagner – Fortaleza-Orós, regida pelo Maestro Ezequiel Moreira. Com sedes nas cidades de Orós e Fortaleza, a instituição atende a 400 educandos de 07 a 17 anos e que participam das orquestras infanto juvenis, compostas por 90 educandos. Para o domingo das mães, serão apresentados os repertórios erudito com “Glória de Vivald”, resultado dos estudos realizados em 2017 e o repertório popular, com suas canções arranjadas para violões, flautas doce, coro e percussão.

A Fundação Social Raimundo Fagner, desenvolve suas ações através do “Projeto Aprendendo com Arte”, uma proposta de educação em arte que visa promover o desenvolvimento humano, o pensamento artístico e a percepção estética através de oficinas nas diversas áreas artísticas, sendo a música o foco principal de suas ações.

Próximos Domingos

Ainda em maio, a cidade de Fortaleza virá representada pela Orquestra de Sopros do Piamarta, no dia 27/5. Em junho, encerrando a primeira temporada do Programa Orquestras no Parque, teremos no dia 10/6 a apresentação da Orquestra Jacques Klein, e no dia 24/6 a Orquestra de Sopros de Icapuí. No Estado, são contabilizadas 16 (dezesseis) orquestras de música em atividade, as quais integram o Sistema Estadual de Bandas de Música do Ceará (SEBAM), instituído conforme a Lei 13.605/2005, que prevê as unidades de bandas de música, como equipamentos culturais colocados a serviço da sociedade para a pesquisa, produção e difusão cultural, com ênfase na música instrumental, geridas por instituições com ou sem fins econômicos, ou de interesse público.

Neste sentido, o Programa Orquestras no Parque vem promover, difundir e valorizar a música instrumental do Ceará, dentro do segmento de Orquestras. Busca também contribuir para a formação de plateia em música instrumental, além estimular o uso de espaços verdes da cidade como opção de lazer cultural e ambiental.

► PROGRAMAÇÃO COMPLETA:

De 15/4 a 24/6

sempre aos domingos, de 16h30 às 18h

Local: Anfiteatro do Parque do Cocó

15/abril

Orquestra Bachiana Jovem Tapera das Artes, Aquiraz, Ceará

29/abril

Orquestra de Sopros de Pindoretama, Pindoretama, Ceará

13/maio

Orquestra Infantil e Orquestra Juvenil, Orós Ceará

27/maio

Orquestra de Sopros do Piamarta, Fortaleza, Ceará

10/junho

Orquestra Jacques Klein, Fortaleza, Ceará

24/junho

Orquestra de Sopros de Icapuí

 

SERVIÇO:

ORQUESTRAS NO PARQUE: Sema e Secult trazem uma nova opção cultural, sempre aos domingos, no Parque do Cocó

Lançamento do Programa

Dia 15/4, às 16h30, no Anfiteatro do Parque do Cocó

Gratuito