Secult divulga resultado final do Edital “Tesouros Vivos da Cultura – 2017″

11 de maio de 2018 - 14:57 # # # # #

Ivna Girão / Lucas Benedecti / Paula Candice - imprensasecultce@gmail.com

O Edital dos “Tesouros Vivos da Cultura” do Estado do Ceará – 2017 atende à meta do Plano Estadual de Cultura do Ceará, que prevê a ampliação do número de Mestres e Mestras da Cultura do Estado de 60 para 80

A Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult) divulga, nesta sexta-feira (11 de maio), o Resultado Final do Edital “Tesouros Vivos da Cultura” do Estado do Ceará – 2017, o Ceará recebe novos Mestres e Mestras. Confira o resultado.

O Edital do “Tesouros Vivos da Cultura” do Estado do Ceará – 2017 contempla a seleção e a titulação de 12 novos Mestres ou Mestras da Cultura, 02 grupos e 01 coletividade como Tesouros Vivos da Cultura do Estado do Ceará. Preenchidas as 12 vagas disponibilizadas para novos Mestres ou Mestras, procedeu-se o preenchimento das vagas em vacância, decorrentes do falecimento de Mestres já intitulados como Tesouros Vivos em editais anteriores. Considerando a vacância de 4 vagas, os selecionados nas 13ª, 14ª, 15ª e 16ª posições preencheram as referidas vagas. Cabe ressaltar que o preenchimento das vagas em vacância decorre por força legal, conforme disposição prevista na Lei Estadual nº 13.842/2006, art. 14, parágrafo único. Nesta data, a Secult encaminha ao Diário Oficial do Estado (DOE) o Resultado Final Homologado para publicação, bem como dá início à solicitação de titulação dos novos mestres e mestras junto à Universidade Estadual do Ceará.

Na quarta-feira (9 de maio), o Conselho Estadual de Preservação do Patrimônio Cultural (COEPA) homologou, por unanimidade, a referida listagem. Presidida pelo secretário da Cultura, Fabiano Piúba, a segunda Reunião Extraordinária de 2018 do COEPA contou com a presença dos novos mestres: José Maria de Paula Almeida (Maracanaú) do Maracatu, de José Felipe da Silva – Macaúba (Caucaia) do Chorinho, de Geraldo Amâncio Pereira (Fortaleza) da Cantoria de Viola, de José Renato Vasconcelos (Fortaleza) da Capoeira, e do representante da Mãe Zimá Ferreira da Silva (Fortaleza) da Umbanda Brasileira – Medicina Tradicional de Terreiro, Leno Farias. Recebendo os novos mestres e contando um pouco de sua experiência como Tesouro Vivo da Cultura, o Mestre Zé Pio participou da atividade.

A apresentação do Resultado e os esclarecimentos aos Conselheiros do COEPA presentes sobre o Recurso ficaram a cargo da Comissão Especial, formada por 5 membros de notório saber na cultura popular. São eles: Carlos Vinicius Frota de Albuquerque (SECULT/CE), Fernando José de Brito Piancó (SECULT/CE), Igor de Menezes Soares (IPHAN/CE), Francisco Agileu de Lima Gadelha (Conselho Estadual de Preservação do Patrimônio Cultural / Universidade Estadual do Ceará) e Francisca Raimunda Nogueira Mendes (Universidade Federal do Ceará), os quais foram designados pelo Secretário da Cultura. A partir desta homologação e posterior publicação no DOE, os mestres da cultura, os grupos e a coletividade passam a contar com reconhecimento institucional, sendo reconhecidos como difusores de tradições, da história e da identidade, atuando no repasse de seus saberes e experiências às novas gerações.

META 6 do Plano Estadual de Cultura

O secretário da Cultura, Fabiano Piúba destaca que o Edital dos “Tesouros Vivos da Cultura” do Estado do Ceará – 2017 atende à meta do Plano Estadual de Cultura do Ceará, que prevê a ampliação do número de Mestres e Mestras da Cultura do Estado de 60 para 80, sendo parte da política cultural da Secult voltada ao patrimônio imaterial, que visa contribuir para o reconhecimento, a proteção e a valorização da diversidade dos conhecimentos, fazeres e expressões das culturas populares e tradicionais no Ceará, por meio da titulação dos “Tesouros Vivos da Cultura”, com vistas à preservação da memória cultural e transmissão de seus saberes e fazeres artísticos e culturais.

Fabiano destaca ainda que, até junho de 2018, será lançado o novo Edital Tesouros Vivos, de modo que o Ceará chegará ao número estipulado pelo Plano Estadual de 80 Mestres da Cultura. Atendendo a uma sugestão do COEPA, o Edital será enviado para apreciação do Conselho, que poderá acrescentar sugestões e, posteriormente, aberto à Consulta Pública.