Hospital Albert Sabin celebra Dia Mundial de Doação de Leite Materno

15 de maio de 2018 - 15:23 # # #

Diana Vasconcelos - Assessora de Comunicação do Hias

 

Na próxima quarta-feira, 16, às 10 horas, o Hospital Infantil Albert Sabin (Hias), através do Banco de Leite, realizará solenidade em alusão ao Dia Mundial de Doação de Leite Materno, celebrado em 19 de maio. O Hias faz parte da rede pública do Governo do Ceará, referência no atendimento infantil, e conta com um Banco de Leite Humano (BLH), que atende mães e crianças internadas no hospital, além de promover a importância do aleitamento materno. “Faremos essa solenidade, onde teremos a chance de homenagear alguns colaboradores e esperamos continuar contando com esse apoio em nosso trabalho”, afirma a coordenadora do BLH do Hias, a pediatra Erandy Sousa.

Para manter os estoques sempre cheios, as campanhas de arrecadação de leite materno são regulares. “Temos 36 leitos, sendo 12 de UTI de médio risco e 24 de UTI neonatal. Todos os bebês internados precisam do leite materno. Este é um alimento natural para eles e contém tudo que eles precisam para uma recuperação completa e mais rápida”, explica a coordenadora do BLH do Hias, a pediatra Erandy Sousa.

De acordo com a médica, datas como o Dia Mundial de Doação ajudam muito para mobilizar, divulgar e cadastrar mais doadoras, melhorando o estoque de leite materno. “Temos uma linha gratuita com este objetivo. Basta ligar para 0800-280-4169 e as mães interessadas em doar recebem orientações sobre a retirada do leite e os cuidados com o acondicionamento. A coleta do leite doado é feita gratuitamente em domicílio. A mãezinha não precisará se deslocar e ainda ajudará a salvar as vidas de nossos bebês”, ressalta Erandy.

Vidas que a doadora Rafaela Peixoto Santana pôde conhecer pessoalmente. “Eu visitei o setor de neonatal do Albert Sabin e é de partir o coração ver tantos bebês prematuros. Eu acho que se a gente pode, é essencial ajudar”, afirma Rafaela, que se tornou doadora de leite materno do Hias em agosto de 2017. “Eu decidi doar porque eu tenho excesso de leite e posso fazer isso. Eu me sinto realizada de duas formas, por poder amamentar meu filho e ainda ajudar tantas mães que estão com os filhos nesta situação tão delicada”, destaca.

Benefícios do leite materno

Rafael já tem nove meses e continua mamando. “Por mim ele mama até um ano ou mais”, declara Rafaela. O desejo dela pela amamentação refletirá diretamente na saúde do filho. Na amamentação, os bebês recebem os anticorpos da mãe para proteção contra infecções, principalmente diarreia e pneumonia. O leite materno diminui ainda alergias e obesidade. Além disso, está relacionado ao desenvolvimento da inteligência do bebê.

Amamentar também é importante para a saúde da mulher. O sangramento após o parto é menor, assim como os riscos de desenvolver anemia. A mulher também corre menos riscos de câncer de mama, ovário, e ainda de diabetes e infarto. Assim como a mãe que amamenta, toda a rede familiar pode apoiar o aleitamento. “Não há nada como o leite humano, por isso sempre digo que doar leite é um ato de amor”, afirma a pediatra Erandy Sousa.

Saiba como doar

Qualquer mulher em boas condições de saúde que amamente e queira ser doadora do Hias pode ligar para o (85) 3101-4189 ou 0800-280.4169. A equipe está de prontidão. A maioria das mulheres que amamentam produz mais do que o necessário para alimentar o bebê, especialmente do terceiro ao quinto dia após o parto. A produção do leite depende do esvaziamento da mama e, quanto mais a mulher faz isso, mais leite ela será capaz de produzir. Para estocar, podem ser utilizados vidros de café solúvel esterilizados. O leite deve ser conservado no congelador por até 10 dias. E caso seja descongelado, não pode ser congelado novamente.

O leite doado, quando chega ao hospital, passa por um rigoroso processo de pasteurização (tratamento térmico para manter a qualidade e destruir microrganismos que causam doenças), que é precedido por análises físico-químicas e microbiológicas. Todo o processo de pasteurização leva em torno de 48 horas. Só então é liberado para o consumo dos bebês. O leite materno ajuda a reduzir a mortalidade neonatal. Além disso, protege contra infecções e outras enfermidade.